4 dicas para não descontrolar da alimentação no Natal

O final de ano pode ser uma verdadeira perdição para quem procura seguir uma dieta saudável e equilibrada. Afinal, nas reuniões dessa época são servidos deliciosos pratos típicos e uma grande variedade de sobremesas capazes de tirar qualquer um da linha. Mas tomando alguns cuidados é possível controlar a alimentação no Natal e evitar a sensação de mal-estar que geralmente aparece no dia seguinte.

Se você quer saber como se manter saudável até mesmo nas festas de final de ano, continue a leitura!

1. Invista nas saladas

Essa regra já é conhecida por muitas pessoas e vale também para a alimentação no Natal. Aposte em saladas frescas e variadas como entrada e, assim, diminua a porção ingerida no prato principal.

Uma boa dica é aproveitar alguns itens tradicionais dessa época do ano e deixar as saladas ainda mais saborosas e nutritivas. Algumas opções são as nozes, castanhas, frutas secas e azeite de oliva. Aproveite o clima de verão vivenciado no Brasil nessa época para oferecer opções leves e surpreendentes.

2. Coma porções pequenas

É muito comum as ceias de Natal serem no estilo norte-americano, em que cada convidado leva um prato para a casa do anfitrião. Nesses casos, fica difícil não provar um pouquinho de cada opção servida, não é?

A dica aqui é comer pequenas porções e não se servir de um enorme prato uma única vez. Se possível, faça a refeição em uma louça menor, como um pratinho de sobremesa. Assim, você consegue experimentar de tudo e evita exageros.

3. Tenha atenção à bebida alcoólica

As festas de final de ano também favorecem a tão temida ressaca. Vinhos, drinks, cervejas e espumantes são algumas das bebidas presentes nas festas de Natal e que juntas podem não fazer nada bem para o organismo.

Se a sua ideia é chegar ao próximo ano livre de exageros de qualquer tipo, não misture mais de um tipo de bebida alcoólica em um único dia e procure intercalar uma dose e outra com bastante água fresca.

Mantendo-se hidratado e ingerindo as bebidas com moderação, certamente você vai conseguir aproveitar o melhor da festa e não vai acordar no dia seguinte com a péssima sensação de que bebeu demais.

4. Prefira doces mais leves

Não é porque você quer se manter em equilíbrio que precisa ficar longe dos doces, certo? Em datas especiais, vale a pena se deliciar com uma sobremesa especial na companhia das pessoas queridas.

E para aproveitar não é preciso recorrer a um doce com grande quantidade de açúcar e gordura. Uma ótima dica é apostar em sobremesas com frutas, que ficam muitos saudáveis e não deixam de ser saborosas. Torta de banana, salada de frutas e compotas são algumas das opções. Outra dica é apostar em chocolates veganos, que são muito leves e nutritivos.

Como você viu, é possível aproveitar as festas de final de ano sem passar vontade e ao mesmo tempo não cometer exageros. Use a criatividade na alimentação no Natal, surpreenda os amigos e familiares, mostre que é possível comer bem sendo vegetariano ou vegano e não abra mão do seu bem-estar!

Quer continuar buscando mais referências para a sua alimentação? Então, não deixem de conferir nosso post sobre alimentação consciente.

 

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