4 maneiras de como desenvolver consciência ambiental nas pessoas

Oi, gente! A maioria de nós tem plena noção sobre os impactos que nosso estilo de vida causa ao meio ambiente, tanto em curto quanto em médio e longo prazo. Logo, é indispensável tomar atitudes para minimizar esses efeitos. A isso damos o nome de consciência ambiental.

Mas para que qualquer boa atitude tenha efeito maior, é importante espalhar a mensagem e saber como desenvolver consciência ambiental nas pessoas com quem nos relacionamos. Dessa forma, fica menos complicado enfrentar os problemas que atingem nosso planeta, como o aquecimento global, a poluição e a extinção de espécies.

Por isso, listamos algumas dicas para ajudar nessa missão. Acompanhe!

1. Ensine sobre reciclagem

As lixeiras coloridas, com cada uma das cores representando o destino de um material diferente, são bem comuns em diversos pontos de grande circulação de pessoas. Elas incentivam a coleta seletiva e posterior reciclagem do lixo acumulado, mas é preciso ir além da distribuição desses recipientes e levar tal hábito para dentro de casa.

Por isso, fale com seus amigos e familiares sobre a importância da reciclagem, abordando quais materiais podem ser encaminhados para esse processo e mostrando como é fácil separá-los.

Se a sua cidade não dispõe de um sistema de coleta que recolha os resíduos, procure uma cooperativa que faça esse trabalho. Ademais, mencione a possibilidade de reaproveitar resíduos orgânicos por meio da compostagem.

2. Fale sobre o consumo desenfreado

Tudo o que consumimos impacta o meio ambiente, seja pela necessidade de obtenção de matérias-primas para a produção de novos itens ou pelo descarte de recursos que supostamente não são mais úteis.

Assim, explique que o consumo desenfreado é nocivo. Uma boa reflexão permite observar que não é preciso trocar de celular com frequência, nem contar com dezenas de peças de roupa no armário. Argumente que, além de aliviar a natureza, consumir conscientemente faz bem para o bolso.

3. Conscientize sobre os impactos nas futuras gerações

Quando falamos sobre a importância de hábitos conscientes, muitas pessoas consideram tais esforços desnecessários, uma vez que nós não estaremos neste planeta por muito tempo.

No entanto, é preciso mudar esse raciocínio. Demonstre como todas as ações se revertem em consequências que comprometem o futuro do planeta e das próximas gerações.

Um exemplo disso é o aquecimento global: se não houver redução efetiva dos gases que causam o efeito estufa hoje, quem sofrerá com as mudanças climáticas de maneira mais intensa serão nossos filhos e netos.

4. Mostre que tudo está interligado

Além de demonstrar que o que fazemos hoje impacta no futuro, outra maneira interessante de criar uma consciência ambiental é explicar como tudo no planeta está interligado.

Das florestas que controlam a umidade e a qualidade do ar até o lixo jogado na rua e que chega a rios e oceanos, tudo o que fazemos pode, de maneira direta ou indireta, afetar outras formas de vida.

Essas são apenas algumas dicas de como desenvolver consciência ambiental nas pessoas. Também vale ressaltar dois aspectos que serão úteis nesse processo. O primeiro é mencionar que mesmo pequenas ações são importantes. Se cada um fizer um pouco, nosso planeta será um lugar mais sustentável e agradável. Por fim, lembre-se de ser empático com seus interlocutores para que sejam mais receptivos às mensagens.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então siga-nos no Twitter, no Instagram, no Pinterest e curta a nossa página no Facebook!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This