6 plantas para horta que você pode cultivar em casa

Oi, galera! Quer ter uma horta em casa, mas não sabe o que cultivar nela? Nós vamos ajudar você! Não basta preparar todo o espaço e escolher as plantas para horta erradas para o cultivo. É preciso saber a quantidade de luz e água adequadas e até o tamanho dos vasos ideais para que elas cresçam.

Para você poder aproveitar todos os benefícios de cultivar o seu próprio alimento, como comer verduras e legumes sempre frescos e livres de agrotóxicos, continue acompanhando este artigo e descubra quais as plantas ideais para ter na sua casa ou até na horta comunitária!

1. Alho-poró

Muito utilizado em comidas veganas, o alho-poró pode ser cultivado na sua casa. O primeiro passo é colocar as raízes em um pote, mergulhadas na água, que deve ser trocada todo dia. Em cerca de 5 dias a planta vai começar a crescer, momento em que deve ser transferida para a terra.

Entretanto, atente-se que essa é uma planta que necessita de espaço. Se a sua horta for muito pequena ou você não tiver vasos grandes, evite o plantio. É preciso de um pote com pelo menos 25 cm de profundidade e cerca de 30 cm de diâmetro.

Mantenha o alho-poró em temperaturas amenas, garantindo que a planta receba luminosidade durante boa parte do dia, mas sem pegar o forte do sol, que pode prejudicar o seu crescimento. Regue constantemente, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado.

2. Pimenta

Se você gosta de ter um sabor picante na comida, pode cultivar na sua casa uma das infinidades de espécies de pimenta que existem. Entretanto, é bom ter cuidado, já que elas devem ter um pote só para si, pois podem prejudicar o crescimento de outras plantas que estejam no mesmo ambiente.

O solo para cultivar pimenteiras deve ser bem drenado, podendo misturar lascas de madeira e areia à terra. Elas gostam muito de sol e devem ser regadas constantemente.

3. Alface

Para ir além dos temperos e ter também salada sempre fresquinha, vale a pena plantar alface. O primeiro passo é escolher aquela variedade que se adapta melhor à sua região.

Essa é uma das plantas para horta que gosta de luminosidade, mas não suporta muito o calor. Portanto, a dica de ouro é cultivá-la em um local que pegue sol no começo da manhã e no final da tarde, garantindo a luz, mas evitando temperaturas muito altas.

4. Manjericão

Se tem uma planta para horta que tem um sabor intenso é o manjericão. Seu uso aromatiza e dá gosto em muitas comidas, portanto, é ideal para se cultivar em casa.

Ele pode ser mantido em potes pequenos e deve receber bastante sol, pois gosta de climas mais quentes. O manjericão deve ser aguado constantemente, mas sempre de forma moderada, evitando encharcar a terra.

Por fim, lembre-se de cortar as flores que crescem junto com a planta, pois elas acabam pegando para si toda a força que é utilizada no crescimento.

5. Alecrim

O alecrim é uma das plantas para horta mais aromáticas que existem. O seu cultivo é bastante simples e ela pode ser colhida aos poucos, durante todo o ano.

Para vê-la prosperar em sua horta urbana são necessário apenas alguns cuidados, como algumas horas de sol e regas diárias. Depois, é só utilizar o alecrim para dar um sabor especial às suas receitas!

6. Salsinha

A salsa dá um sabor muito particular para os alimentos e pode facilmente ser cultivada em vasos pequenos. Isso é bom, já que essa planta não pode dividir o mesmo espaço com outros tipos.

Para vê-la crescer, é fundamental que você escolha um ambiente com temperaturas amenas, onde haja sombra durante boa parte do dia. A salsa não deve ter muito contato com o sol. Além disso, ela gosta bastante de água, então, regue-a constantemente.

Todas essas plantas para horta podem ser facilmente cultivadas e darão um sabor muito especial à sua comida. Além disso, somente assim você tem certeza que vai estar comendo orgânicos, sem agrotóxicos e protegendo a sua saúde.

Quer continuar aprendendo sobre plantas para horta? Então leia outro artigo em nosso blog e descubra tudo o que você precisa saber para ter uma horta em apartamento.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This