Afinal, o que é uma alimentação sustentável e como começar uma?

o que e uma alimentacao sustentavel e como comecar uma

Olá, galera! Tudo bem? Vocês provavelmente já ouviram falar de sustentabilidade, mas e de alimentação sustentável? Se ainda restam dúvidas sobre o significado dessa prática, nós ajudaremos: alimentar-se de forma sustentável é fazer escolhas que incentivem a mudança nos processos de produção impactantes e contribuam para a preservação dos recursos naturais.

Essas escolhas podem se basear em como o alimento é produzido, colhido, extraído, embalado ou distribuído, ou seja, existem várias formas de contribuir com a sustentabilidade na hora de escolher sua alimentação.

Fazer essas escolhas pode ser mais simples do que você pensa. Se o seu objetivo é se alimentar de uma forma mais consciente, este post foi feito para você! Confira essas dicas!

Consuma mais alimentos naturais

Consumir uma quantidade maior de alimentos naturais traz muitos benefícios à saúde e também ao meio ambiente. Todos os dias, milhares de pessoas consomem algum alimento que vem acompanhado de uma embalagem.

Esse ato rotineiro pode parecer inofensivo, mas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de lixo é cinco vezes maior do que o próprio crescimento populacional.

Isso equivale a toneladas de lixo por mês, que vão parar no mar, em rios, lagos e dentro da barriga de muitos animais. Por isso, na hora de fazer as compras, consuma mais alimentos naturais ou opte por produtos que usem menos embalagens quanto for possível.

Evite o consumo de carne

O consumo de carne ainda é muito grande no mundo inteiro e os impactos causados pelo processo de produção são maiores ainda.

Além de todas as questões que envolvem a crueldade com os animais, podemos incluir a quantidade de água usada, os gases emitidos pelas fezes dos animais, o desmatamento à procura de novos espaços para criação e o uso de energia elétrica.

Acabar com o consumo de carne ou ao menos reduzir as quantidades é uma das práticas mais impactantes para o planeta. Muitos problemas ambientais, como o desmatamento, o desperdício de água, de energia e até mesmo o aquecimento global seriam reduzidos. Vale a pena apostar nessa alternativa, você não acha?

Aproveite melhor os alimentos

Outro hábito que parece inofensivo, mas que faz toda a diferença, é a forma como os alimentos são preparados. Todos os anos, bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados, criando um desequilíbrio enorme na natureza e tirando a oportunidade de bilhões de pessoas se alimentarem.

Folhas, talos, cascas e sementes podem passar a fazer parte da nossa alimentação. Outra dica bacana é começar a aproveitar as sobras de outras refeições. Uma terceira dica muito eficiente é dar chance aos alimentos que não estão com uma aparência perfeita no supermercado, como frutas e legumes.

Consuma alimentos da época

Você já reparou que cada alimento se desenvolve em determinada época do ano? Mesmo assim, você pode encontrar morangos no verão, geralmente mais caros do que em estações mais frias.

Por que não respeitar a natureza e consumir os alimentos de acordo com sua época? Isso é capaz de evitar desperdícios, economizar energia e diminuir a emissão de agrotóxicos na terra. É uma prática bem simples e que pode fazer muito bem ao planeta.

As residências não são as únicas responsáveis pela produção de lixo e desperdício que há no mundo, mas você já imaginou como seria benéfico para o planeta se cada um de nós adotasse uma alimentação sustentável?

Sem dúvidas os resultados seriam expressivos e a mudança no padrão de produção seria certa. Por isso, é bacana analisar quais medidas combinam melhor com sua rotina, com sua realidade e arregaçar as mangas por um mundo mais sustentável —  além de uma vida mais saudável!

Para continuar acompanhando nossas dicas, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This