Aprenda já a montar um projeto de horta comunitária!

Oi galera! Hoje vamos falar sobre um assunto que tem tudo a ver com consumo consciente e sustentabilidade: hortas comunitárias. 

Fazer um projeto de horta comunitária é bem mais simples do que você imagina, e os benefícios são enormes. Quer saber como montar uma em seu bairro ou condomínio? Continue acompanhando o texto e confira as nossas dicas para construir a sua horta! 

Os benefícios de uma horta comunitária

Um projeto de horta comunitária prevê o aproveitamento de um espaço, seja em área pública ou privada, para a produção de alimentos que possam ser consumidos pela comunidade envolvida no projeto. Elas podem ser hortas urbanas ou também rurais.

Seus benefícios são inúmeros, como:

Fortalecimento do sentido de comunidade

Quando um grupo se envolve em um projeto de horta comunitária, ele acaba criando laços que têm impacto na sua convivência e atuação. Com isso, o conjunto fica mais unido, e fortalece-se o sentimento de comunidade entre os membros, algo muito benéfico.

Vegetais orgânicos

Como se trata de uma plantação em pequena escala e de um contato mais direto com a comida, as hortas comunitárias não costumam ser tratadas com agrotóxicos. Assim, elas produzem vegetais orgânicos, que trazem muitas vantagens ao meio ambiente e à saúde humana.

Os melhores locais para cultivar uma horta comunitária

Quer ter uma horta comunitária mas não sabe muito bem em qual lugar instalá-la? Confira algumas sugestões: 

Condomínios

Os condomínios são ótimos locais para fazer um projeto de horta comunitária. Sejam eles de casas ou em prédios, sempre é possível montar uma projeto assim. Basta conversar com os vizinhos, descobrir os interessados, procurar o síndico e encontrar o melhor espaço para a instalação.

Bairros

Se você não mora em um condomínio, a opção é procurar os interessados do seu bairro. Para isso, uma boa sugestão é contatar a associação de moradores do seu bairro e propor essa iniciativa.

Escolas

Hortas comunitárias em escolas são uma excelente iniciativa. Além de ensinar os alunos a lidar com a terra, elas podem ser utilizadas pelos professores nas disciplinas e também fornecer vegetais para a merenda escolar. 

Dicas para montar um projeto de horta comunitária

A seguir, confira algumas sugestões para começar o seu projeto de horta comunitária. Elas vão facilitar essa experiência!

Mapeie os interessados

O primeiro passo para montar um projeto de horta comunitária é mapear os interessados em te ajudar na execução dele. Procure pela entidade representativa do bairro, do condomínio, ou do local onde você pretende colocar o projeto em prática, e peça auxílio.

Assim, conseguirá levantar os potenciais interessados em fazer parte do projeto e dar prosseguimento às tarefas seguintes. Afinal, o principal pressuposto de uma horta comunitária é que ela não seja de uma pessoa só, mas sim de um grupo.

Escolha o espaço adequado

Condomínio? Bairro? Escola? Trabalho? Depois de escolher o local, você precisa identificar qual espaço é apto para receber a horta e prepará-lo. 

Se não houver terra, como em um terraço de prédio, é preciso começar construindo esse ambiente para que a horta tenha condições de existir. Portanto, definir o lugar é muito importante para executá-la.

Planeje e divida as tarefas

O próximo passo é planejar a execução do projeto de horta comunitária e delegar as atividades que o envolvem. É momento de decidir o que será plantado, quem será o responsável por essa ação, por aguar, podar, colher… 

Além disso, é hora de discutir como será feita a divisão de tudo que for produzido na horta e também quando cada tarefa deve ser realizada para garantir que ela seja bem cuidada, e tudo ali plantado floresça. Monte um bom cronograma para se certificar que nada saia errado!

Executar um projeto de horta comunitária traz muitos benefícios para você, à sua comunidade e também ao meio ambiente, já que estimula a alimentação consciente e promove a sustentabilidade. É uma ótima maneira de ajudar na mudança que você quer ver no mundo!

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre um projeto de horta comunitária? Deixe o seu comentário aqui no post! Será um prazer te auxiliar a começar a sua horta!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This