5 dicas para montar um banheiro minimalista em casa

banheiro minimalista

E aí, galera! Conta para a gente: você nunca entrou no banheiro da sua casa e se perguntou de onde vieram todos aqueles shampoos e condicionadores? Você tem 3 escovas de dente, quando só necessita de uma? A gente sabe do que você precisa: um banheiro minimalista.

O minimalismo é mais do que um estilo de decoração — é um modo de vida e um hábito que podemos desenvolver e aplicar em todas as decisões de consumo que tomamos. Neste post, vamos mostrar como você pode trazer o minimalismo para dentro do seu banheiro. Continue com a gente!

O que é minimalismo e como aplicá-lo?

Antes de tudo, é preciso saber o que é o minimalismo no contexto da decoração. O minimalismo, quando aplicado ao ambiente doméstico, significa ordenar o espaço e se desapegar de excessos, seja na quantidade de móveis ou na decoração, seja na organização dos objetos. Em suma, significa reduzir o que temos àquilo que é essencial.

A ideia clássica da decoração minimalista são paredes brancas, superfícies quase vazias e pouquíssimos móveis. Mas o minimalismo vai além disso. A ideia é termos apenas os objetos que são necessários e que nos fazem realmente felizes.

Você deve estar se perguntando: mas como eu aplico o minimalismo a um ambiente tão funcional quanto o banheiro? Pois saiba que esse é o melhor cômodo da casa para se começar quando queremos trazer o minimalismo para o nosso dia a dia. 

Reunimos, abaixo, 5 dicas para ajudar você a ter um banheiro minimalista. 

1. Prefira cores neutras

Sim, é fato que o minimalismo vai além da aparência. Mas a decoração é um ótimo ponto de partida para criarmos um ambiente minimalista. Sempre que possível, escolha cores neutras e claras, como branco ou cinza claro, e tente manter uma paleta harmônica dentro da cor que escolher.

2. Escolha móveis utilitários

Como mostramos no post sobre como ter um quarto minimalista, a escolha dos móveis é extremamente importante para criar um ambiente organizado, funcional e agradável. A dica é apostar nos estilos clássicos e investir em peças de alta qualidade e durabilidade. Um bom exemplo são gabinetes e carrinhos organizadores com linhas retas e design enxuto.

3. Alie funcionalidade à decoração

Um dos aspectos mais interessantes da decoração minimalista é que cada item deve servir a um propósito — uma das ideias fundamentais do design utilitário. Você pode escolher mobília que seja útil e bonita, que cumpra duas funções: organizar e decorar o ambiente.

4. Organize os objetos

Como já falamos, uma das ideias do minimalismo é reduzir o número de itens que possuímos para ter apenas o que for necessário e realmente nos agradar. No banheiro — um lugar onde tendemos a acumular produtos — o minimalismo se traduz em organização e redução constante da quantidade de objetos. 

Então, se pergunte: eu preciso ter duas unidades deste produto? Eu realmente estou usando aquele condicionador? Pense assim: seu banheiro não é uma loja. Por isso, se preocupe menos em fazer estoques de produtos e mais em manter o que você, de fato, utiliza no dia a dia em um lugar acessível e visível, o que facilita na hora da arrumação.

5. Faça uma bela faxina

Você decidiu que quer ter um banheiro minimalista. Então, o primeiro passo é abrir todos os armários e separar o que realmente é utilizado daquilo que não é.

Jogue fora produtos cuja validade expirou e separe itens que nunca foram usados para doá-los. Aproveite também para limpar prateleiras e outras superfícies. Assim, você tem uma tela em branco para começar sua jornada rumo ao minimalismo.

Quais são os benefícios de ter um banheiro minimalista?

Adotar o minimalismo na decoração e organização do banheiro é uma ótima oportunidade para entendermos os benefícios dessa filosofia. Um banheiro minimalista é um lembrete de que podemos sim tomar decisões de consumo mais conscientes e sustentáveis. Além disso, quem não ama ter um banheiro organizado e bonito, onde tudo é útil e está no devido lugar?

Agora que você já sabe como ter um banheiro minimalista, que tal levar essa ideia para o restante da casa, começando pela diminuição da geração de lixo doméstico? O meio ambiente agradece. 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This