4 receitas de beleza natural para fazer em casa!

Confira 4 receitas de beleza natural para fazer em casa!

Quem nunca fez aquela receitinha caseira de beleza natural? Várias delas, envolvendo o uso de óleos naturais e frutas, foram ensinadas de geração em geração. No passado, no entanto, o problema era a ausência de produtos mais elaborados no mercado, ou mesmo o seu preço elevado.

Sem acesso a esses itens, nossas avós usavam ingredientes naturais para criar máscaras para pele ou cabelo, entre outros produtos. Hoje, itens de beleza industrializados são comuns e podem ser encontrados em qualquer supermercado ou farmácia. 

Então, por que usar produtos de beleza caseiros? A resposta é simples! Além de reduzir o consumo de industrializados e apostar em alternativas sustentáveis, sua saúde também agradece. Confira mais detalhes em nosso post!

Entenda os benefícios dos ingredientes naturais

Nossa pele, que é o maior órgão do corpo, absorve tudo o que passamos nela. Esse é o princípio, por exemplo, de alguns medicamentos em forma de adesivo, como anticoncepcionais. Assim, você pode imaginar que qualquer produto que utilizamos, no rosto ou corpo, em poucos minutos está em nossa corrente sanguínea. 

Isso não quer dizer que os cosméticos industrializados sejam prejudiciais ou perigosos à saúde. Afinal, existe muita tecnologia envolvida em seu desenvolvimento. No entanto, por que não aproveitar que a pele absorve tudo e usar ingredientes naturais que possam trazer outros benefícios além da beleza?

É o caso de óleos essenciais, por exemplo. Seu uso vai além da finalidade cosmética. Existem produtos com propriedades calmantes, que ajudam a tratar insônia, ansiedade e estresse, entre outros. Há até essências que amenizam os sintomas da TPM ou ajudam a reduzir a pressão arterial. Esse, aliás, é o princípio da aromaterapia. 

Além dos óleos, vários ingredientes naturais podem ser utilizados na produção de cosméticos caseiros. Quem sofre com alergias tem benefícios ao usar produtos sem compostos químicos ou fragrâncias fortes.

Outra grande vantagem de apostar nesse tipo de produto é a sustentabilidade. Com eles, é possível reduzir o consumo de itens industrializados, bem como embalagens que se transformam em resíduos e se acumulam na natureza. 

Além disso, vale ter um olhar crítico acerca das ações da indústria química e farmacêutica, que utilizam insumos naturais em larga escala, levando ao extrativismo excessivo, e os chamados Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), substâncias resistentes à degradação, que se acumulam no organismo ou no ambiente.

Aposte na beleza natural produzindo seus próprios cosméticos

Agora que você já entendeu as vantagens de usar ingredientes naturais para elaborar seus próprios produtos, confira algumas receitas que podem ser feitas em sua casa! 

Preste atenção especialmente ao armazenamento: por não conterem conservantes, a durabilidade é menor do que no caso de produtos industrializados. É importante que as receitas sejam guardadas em potes tampados e, dependendo dos ingredientes, na geladeira.

Além disso, utilize sempre pincéis limpos, para evitar a contaminação ou proliferação de fungos e bactérias. Outro cuidado é investir em produtos orgânicos e de boa procedência.

1. Maquiagem natural

Embora já existam produtos de maquiagem veganos, você já pensou em produzir seus próprios itens? Sim, isso é possível. No entanto, nesse caso, é preciso observar que eles não têm o mesmo poder de fixação dos industrializados. 

Apesar disso, não deixam de ser uma alternativa interessante, de custo reduzido e sustentável! Confira algumas receitas.

Delineador

Você vai precisar de carvão vegetal e azeite ou outro óleo de sua preferência, como o de coco. Basta socar o carvão em um pilão, até obter um pó bem fino. Coloque em um pote com tampa e adicione o óleo até formar uma pasta. Use um pincel fino para passar!

Sombra ou blush

Utilize amido de milho e um ingrediente colorido de sua preferência. Pode ser cacau em pó, canela, cúrcuma, páprica, entre outros. É preciso misturar os ingredientes até obter a tonalidade desejada. 

Batom

Para fazer essa receita, você vai precisar de uma colher de sopa de manteiga de cacau ou cera de carnaúba, duas colheres de óleo de coco e duas gotas de óleo essencial de sua preferência (esse ingrediente é opcional). 

Como corantes, é possível usar urucum (colorau), cúrcuma, hibisco em pó, canela em pó, açaí, cacau em pó, entre outros. Basta uma colher de chá.

A produção é simples. É preciso derreter a cera, adicionar o óleo, o corante escolhido e o óleo essencial. Quando a mistura esfriar, o batom ficará com consistência firme. O armazenamento deve ser em um pote pequeno, com tampa. 

2. Esfoliantes

Para uso no rosto ou corpo, é possível produzir esfoliantes utilizando diversos ingredientes, como borra de café, açúcar ou sal. Preste atenção apenas para que o granulado não agrida a pele, especialmente no rosto! 

Misture o produto ao óleo de coco, na hora do uso, evitando a necessidade de armazenamento. Basta lavar o rosto ou tomar banho depois para sentir a pele mais macia e hidratada.

3. Manteiga corporal

Bata no liquidificador uma xícara de manteiga de karité pura e não refinada, uma xícara de óleo de coco e, caso deseje, uma colher de sopa de óleo de jojoba, além de algumas gotas de óleo essencial de sua preferência.

Deixe a mistura na geladeira até solidificar. Depois disso, quebre em pequenos pedaços e bata novamente, em batedeira, até ficar com consistência cremosa. Guarde em local fresco, pois o calor fará com que os óleos derretam.

4. Máscaras para a pele e cabelos

Existe uma infinidade de ingredientes naturais que podem funcionar como máscaras para a pele. A argila é um deles: basta adicionar água filtrada e fazer uma pasta, que deve ser aplicada no rosto ou corpo. A argila limpa profundamente, tira a oleosidade e tem efeito anti-inflamatório. 

Para hidratação, bata no liquidificador meia banana, meia colher de sopa de kefir ou iogurte vegano (de preferência caseiro) e uma colher de café de cúrcuma. Deixe agir por alguns minutos e enxágue!

Nos cabelos, a hidratação com óleo de coco confere brilho e reduz o frizz. Basta aplicar o óleo e aguardar alguns minutos antes de lavar. Você pode também usar abacate (batido ou amassado) junto ao óleo para uma nutrição extra. 

Outro ingrediente muito usado é a babosa. É preciso retirar a polpa de dentro das folhas e bater no liquidificador antes de aplicar nos cabelos. Lave depois de alguns minutos. 

Como é possível perceber, existem diversas alternativas para cuidar de sua pele ou cabelo, com ingredientes disponíveis na natureza, sem compostos químicos ou resíduos agressivos ao meio ambiente. Ao investir na beleza natural, você pratica ainda mais a sustentabilidade no seu dia a dia. 

Além de adotar cosméticos naturais, que tal também se vestir de forma sustentável? Continue a visita em nossa página e descubra como a moda vegana reduz o impacto negativo no meio ambiente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This