Bolo vegano de banana com cacau sem desperdício

 

Prazer, eu sou a Juliana. Estou dando o ar da graça por aqui porque tenho um blog, um perfil no Instagram e uma plataforma de financiamento coletivo sobre comida.

 

Mas não sobre qualquer comida. Defendo um conceito de alimentação saudável que inclui respeito aos animais, à terra, aos trabalhadores e à nossa cultura alimentar também. Isso tudo sem deixar de ser acessível, é claro. Então eu só publico receitas veganas, que priorizam ingredientes brasileiros e que não extrapolam os R$ 10.

 

Antes de entrar pro veganismo, eu já fazia lasanha sem queijo, risoto sem manteiga e bolo sem ovos. Não sei explicar muito bem, mas sempre gostei de desafiar algumas obviedades culinárias. Em especial, aquelas que herdamos da colonização europeia.

 

Ao me tornar vegana, essas “ousadias” acabaram virando parte da minha rotina. E em busca de novos desafios alinhados a um estilo de vida mais consciente, descobri o movimento lixo zero. Passei, então, a testar receitas com aproveitamento integral dos alimentos.

 

Na minha cozinha, os resíduos dos leites vegetais começaram a virar farofa e bolachinhas, os talos das verduras também passaram a fazer parte dos recheios das tortas, assim como as folhas já murchinhas das hortaliças renderam ótimos pestos, e as bananas nunca mais foram parar nas massas dos bolos sem incluir suas cascas.

 

Essa é a história da receita deste post. Podia ser apenas mais um bolo que dispensa os ovos do preparo, mas virou um manifesto contra o desperdício de comida e uma deliciosa ferramenta pra alimentar a alma. Mas não custa lembrar, né? Comida vegana e sustentável também precisa atender à primeira regra do universo gastronômico: ser saborosa e marcar território entre as nossas memórias afetivas.

 

Para deixar o bolo ainda mais irresistível, nada como usar ingredientes simples e acessíveis. Tenho certeza que você tem tudo o que precisa em casa e vai adorar o custo total da receita: em torno de R$ 7,80. Isso que eu usei bananas orgânicas, que costumam ser um pouco mais caras.

 

Outra dica é se livrar das amarras do fermento industrializado a base de milho transgênico. É possível fazer qualquer bolo crescer apenas com a mistura de 1 colher de sopa de vinagre de maçã mais 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Parece sonho, mas é real. Vamos lá?

 

Você vai precisar de

 

3 xícaras de farinha de trigo (ou metade integral, metade refinada)

1 e ½ xícara de açúcar mascavo

1 e ¾ de xícara de água morna

¾ de xícara de óleo + 2 colheres de sopa pra untar a assadeira

⅓ de xícara de cacau em pó sem açúcar + 1 colher de sopa pra untar a assadeira

6 bananas pequenas com casca já higienizadas

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

canela a gosto

Dica extra: É possível acrescentar pedaços de chocolate 70% ou castanhas na massa para um resultado ainda mais surpreendente.

 

Modo de preparo

Comece pré-aquecendo o forno a 200 graus. Numa tigela grande, misture todos os ingredientes secos, com exceção do bicarbonato. Você pode peneirar a farinha e açúcar para alcançar uma massa mais fofinha. Corte todas as bananas já lavadas em rodelas e transfira apenas metade pro liquidificador. O restante será usado para decorar o bolo. Bata as bananas com o óleo e a água morna até chegar a um creme liso e uniforme. Agora é só juntar o creme com os ingredientes secos na tigela e misturar bem. Por fim, acrescente o bicarbonato e despeje o vinagre em cima dele. A reação dos dois juntos é que faz a função do fermento. Ficou faltando apenas untar a assadeira redonda ou retangular, com as 2 colheres de óleo e depois as 2 colheres de cacau. Misture bem pra ele se espalhar. Despeje a massa na assadeira e decore com as rodelas de banana que sobraram da forma que preferir. Asse o bolo em fogo baixo por 1 hora ou até espetar um garfo e ele sair limpinho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This