Bolsa de palha balinesa: conheça a cultura por trás desse produto!

bolsa-redonda-palha-bali

Oi Pessoal!
Aqui quem fala é o Patrick, diretor de tudumpoco da Urban Flowers, vocês vão começar a me ver por aqui agora, contando algumas experiências e falando sobre assuntos diversos.

Dessa vez vou falar sobre aquele lugar onde todos que já leram o livro ou assistiram ao filme ‘’Comer, Rezar, Amar’’, sentem vontade em conhecer. Sendo mais específico, contarei o que descobrimos sobre o contexto em que foram criadas as tão famosas Bolsas redondas de palha, que na verdade não são de palha.

Visitamos esse lugar maravilhoso e sentimos de perto a tão famosa energia da Indonésia e vamos compartilhar com vocês essa experiência!

terraco-arroz-bali
Terraço de arroz Tegalalang

Economia de Bali

Por muitos anos a principal renda de Bali era o arroz, esse alimento teve tamanha importância na sociedade balinesa que refletiu diretamente na construção da cultura e religião do povo.

As belezas naturais e simplicidade do povo balinês, fizeram com que as belíssimas plantações de arroz (que podem ser vistas por toda parte), não fossem apenas provedoras do alimento, mas também uma das principais atrações que ajudaram a alavancar o turismo na região.

Atualmente, o turismo é responsável por 80% da economia da ilha, fortalecendo o comércio local com as visitas de turistas de todo o mundo.

Artesanato

O bom gosto Balinês sempre foi referência por todo mundo, sendo muito conhecido principalmente por suas decorações artesanais. É fácil entender isso ao caminhar pelas ruas, onde toda construção parece ser feita à mão com alto grau de complexidade.

A arte balinesa é influenciada pela religião predominante na província, o Hinduísmo, essa influência pode ser notada em todas as peças de madeira para decoração esculpidas manualmente, um trabalho espetacular.

Mesmo sendo um povo simples e fiel à sua cultura, a relação com a moda é muito interessante. Muito habilidosos com as mãos, os acessórios de prata, já conhecidos no Brasil como ‘’prata de bali”, são vendidos em lojas e feiras em meio à vários outros itens de moda, como as aclamadas rattan bags.

Bolsas de Bali (Rattan Bags)

Ao visitar lojas e feiras no local, um dos itens com mais variedades de cores, tamanhos e designs são as bolsas de rattan. O material utilizado para a confecção desse produto tem origem Asiática e é retirado do caule de Ata (uma árvore muito comum na Indonésia), que é um material similar ao rattan e que lembra muito a palha.

Esse modelo virou a sensação nas últimas altas temporadas da Indonésia, principalmente a bolsa redonda, turistas de várias partes do mundo e principalmente da Austrália, desfilam pelos bares à beira mar com o artesanato tradicional balinês nos ombros.

Se você acompanha o Instagram de influencers que viajaram para a Indonésia, provavelmente já deve ter visto em alguma foto bem produzida nos campos de arroz ou em praias maravilhosas de Bali, as bolsas de ‘’palha’’ compondo o look.

Bali x Lombok

Um detalhe que nos deixou intrigados, foi a competência dos vendedores de artesanato. Sim, eles realmente sabem vender e negociar, se você não estiver bem preparado ao visitar as feiras, provavelmente precisará arrumar um espaço para algum artesanato em sua bagagem.

Uma das táticas que eles muito utilizam, é dizer que a bolsa deles é feita por balineses e não de Lombok (ilha vizinha), onde os vendedores dizem que o material é de qualidade inferior.

Infelizmente, grande parte das bolsas tem suas alças feitas de couro, mesmo assim há várias opções com alças sintéticas fáceis de distinguir.

bolsa-redonda-de-palha-urban-flowers
Bolsa de Palha Vegana da Urban Flowers

Para o Brasil

Depois do impacto dessa experiência em nós, criamos uma bolsa redonda de palha inspirada no modelo balinês. Nós adaptamos a ideia ao nosso design e elaboramos uma versão vegana e produzida artesanalmente no Brasil, confira esse e outros modelos no site da Urban Flowers.

Bibliografia:

https://www.kitadua.com/journal/2018/4/14/golden-hands-of-bali
https://www.fourseasons.com/magazine/taste/bali-rice-farming/

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This