Olá, galera! A conservação do meio ambiente certamente é a preocupação de muitos de nós, não é mesmo? E isso extrapola gerações, já que preservar a natureza garantirá não só uma melhor qualidade de vida para os atuais habitantes do planeta como também para os futuros.
Mas o que podemos fazer para colaborar com essa causa? Pensando nisso, preparamos esta lista com dicas simples de como ajudar o meio ambiente. Vamos lá?
1. Dar destino adequado ao lixo
Você já deve estar cansado de ouvir que lugar de lixo é no lixo. Porém, não custa lembrar isso mais uma vez. Manter o meio ambiente limpo dos resíduos produzidos por nós todos os dias depende apenas da nossa consciência. E isso precisa ir além do lixo gerado em nossos lares.
Se você estiver na rua, guarde o que precisa ser jogado fora até encontrar uma lixeira ou mesmo até chegar em casa. Lembre-se que o acúmulo de resíduos pode entupir bueiros e colaborar com enchentes em caso de chuvas fortes.
Também não descarte nada em rios, lagos ou mares. Quando for à praia, recolha o lixo, principalmente plásticos, antes de ir embora. A falta desse cuidado já causa problemas: existem duas grandes manchas de lixo plástico boiando em pleno alto-mar, colocando em perigo animais marinhos.
Outra atitude a ser tomada com o lixo é o separá-lo de acordo com a origem. Materiais orgânicos precisam ter um descarte diferente dos recicláveis. Resíduos que demandam atenção especial, como pilhas, baterias e óleo de cozinha devem ter destinação adequada, uma vez que seu potencial para poluir o meio ambiente com substâncias contaminantes é ainda maior. Quanto ao óleo de cozinha que já foi usado, uma ótica dica é reaproveitá-lo fazendo sabão caseiro.
2. Reduzir o consumo de energia elétrica
Conhecer a origem da energia elétrica utilizada nas casas, empresas e ruas faz com que repensemos a forma como a consumimos.
Aproximadamente 60% da eletricidade consumida no Brasil é produzida em usinas hidrelétricas. Logo atrás vem a energia proveniente de combustíveis fósseis queimados em usinas termoelétricas com 26%.
Mais do que os números, é preciso sempre lembrar que a maioria das formas de geração de energia elétrica causa danos ao meio ambiente. É só pensar nas áreas de floresta devastadas para a construção de hidrelétricas ou nos gases liberados com a queima de carvão ou derivados de petróleo, que contribuem com o aquecimento global.
Por isso, gastar menos energia elétrica é uma forma muito eficiente de colaborar com a natureza. Além disso, a economia na conta também preservará o seu bolso.
3. Evitar o consumo de produtos de origem animal
O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU): produtos de origem animal têm impacto excessivo sobre o clima e o meio ambiente.
Com isso, o órgão quis ressaltar que a expansão da criação de animais para consumo humano pode representar séria ameaça à biodiversidade, ao acesso à água e à estabilidade das temperaturas no planeta.
Isso acontece devido às extensas áreas verdes destruídas para a implementação da pecuária e pelos gases poluentes emitidos pelos animais, em especial os bovinos – que contribuem fortemente com o aquecimento global.
E o cuidado em evitar produtos de origem animal pode ir além da alimentação. Existem boas opções de itens de vestuário e cosméticos no mercado que permitem substituir aqueles que utilizam matérias-primas animais. Assim, além de colaborar com a natureza, você evitará práticas cruéis comuns em produtos sem esse cuidado.
Ninguém sozinho salvará o planeta. Todavia, se os ideais de preservação forem adotados por todas as pessoas e cada uma delas aprender como ajudar o meio ambiente, nosso lar certamente será um lugar agradável por bastante tempo.
Gostou do texto? Então curta a página da Urban Flowers no Facebook e acompanhe de perto nosso trabalho!