Como ajudar o meio ambiente com 3 dicas simples

Olá, galera! A conservação do meio ambiente certamente é a preocupação de muitos de nós, não é mesmo? E isso extrapola gerações, já que preservar a natureza garantirá não só uma melhor qualidade de vida para os atuais habitantes do planeta como também para os futuros.

Mas o que podemos fazer para colaborar com essa causa? Pensando nisso, preparamos esta lista com dicas simples de como ajudar o meio ambiente. Vamos lá?

1. Dar destino adequado ao lixo

Você já deve estar cansado de ouvir que lugar de lixo é no lixo. Porém, não custa lembrar isso mais uma vez. Manter o meio ambiente limpo dos resíduos produzidos por nós todos os dias depende apenas da nossa consciência. E isso precisa ir além do lixo gerado em nossos lares.

Se você estiver na rua, guarde o que precisa ser jogado fora até encontrar uma lixeira ou mesmo até chegar em casa. Lembre-se que o acúmulo de resíduos pode entupir bueiros e colaborar com enchentes em caso de chuvas fortes.

Também não descarte nada em rios, lagos ou mares. Quando for à praia, recolha o lixo, principalmente plásticos, antes de ir embora. A falta desse cuidado já causa problemas: existem duas grandes manchas de lixo plástico boiando em pleno alto-mar, colocando em perigo animais marinhos.

Outra atitude a ser tomada com o lixo é o separá-lo de acordo com a origem. Materiais orgânicos precisam ter um descarte diferente dos recicláveis. Resíduos que demandam atenção especial, como pilhas, baterias e óleo de cozinha devem ter destinação adequada, uma vez que seu potencial para poluir o meio ambiente com substâncias contaminantes é ainda maior. Quanto ao óleo de cozinha que já foi usado, uma ótica dica é reaproveitá-lo fazendo sabão caseiro

2. Reduzir o consumo de energia elétrica

Conhecer a origem da energia elétrica utilizada nas casas, empresas e ruas faz com que repensemos a forma como a consumimos.

Aproximadamente 60% da eletricidade consumida no Brasil é produzida em usinas hidrelétricas. Logo atrás vem a energia proveniente de combustíveis fósseis queimados em usinas termoelétricas com 26%. 

Mais do que os números, é preciso sempre lembrar que a maioria das formas de geração de energia elétrica causa danos ao meio ambiente. É só pensar nas áreas de floresta devastadas para a construção de hidrelétricas ou nos gases liberados com a queima de carvão ou derivados de petróleo, que contribuem com o aquecimento global.

Por isso, gastar menos energia elétrica é uma forma muito eficiente de colaborar com a natureza. Além disso, a economia na conta também preservará o seu bolso.

3. Evitar o consumo de produtos de origem animal

O alerta foi dado pela Organização das Nações Unidas (ONU): produtos de origem animal têm impacto excessivo sobre o clima e o meio ambiente.

Com isso, o órgão quis ressaltar que a expansão da criação de animais para consumo humano pode representar séria ameaça à biodiversidade, ao acesso à água e à estabilidade das temperaturas no planeta.

Isso acontece devido às extensas áreas verdes destruídas para a implementação da pecuária e pelos gases poluentes emitidos pelos animais, em especial os bovinos – que contribuem fortemente com o aquecimento global.

E o cuidado em evitar produtos de origem animal pode ir além da alimentação. Existem boas opções de itens de vestuário e cosméticos no mercado que permitem substituir aqueles que utilizam matérias-primas animais. Assim, além de colaborar com a natureza, você evitará práticas cruéis comuns em produtos sem esse cuidado.

Ninguém sozinho salvará o planeta. Todavia, se os ideais de preservação forem adotados por todas as pessoas e cada uma delas aprender como ajudar o meio ambiente, nosso lar certamente será um lugar agradável por bastante tempo.

Gostou do texto? Então curta a página da Urban Flowers no Facebook e acompanhe de perto nosso trabalho!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This