Veganismo

Como fazer comida vegana sem cair na mesmice? Descubra agora!

Urban Flowers
Escrito por Urban Flowers

A gastronomia vegana é muito mais gostosa do que as pessoas imaginam. No entanto, a falta de conhecimento sobre o assunto assombra muita gente.

Montar um cardápio vegano que contemple todos os nutrientes necessários para a nossa saúde é um desafio. Talvez por isso você acabe comendo sempre as mesmas coisas, desperdiçando toda a riqueza desse estilo de vida.

Para lhe ajudar nessa missão, preparamos este post com algumas dicas de como fazer comida vegana, e mostrar como é possível comer de forma saudável, gostosa e respeitando os direitos dos animais. Continue lendo para aprender dicas super úteis para variar o cardápio das suas refeições!

Invista em ingredientes diferenciados

Em uma dieta vegana, alguns alimentos são muito importantes. É o caso dos grãos, como feijão, lentilha, grão-de-bico, e também as folhas verde-escuras, como o espinafre. Porém, ninguém quer comer só isso, não é mesmo? 

Por isso, é importante conhecer e investir em alguns ingredientes diferenciados, que podem fazer a sua comida vegana ficar muito mais gostosa. O agar-agar, por exemplo, é um pó de algas que fornece consistência aos alimentos, sendo muito utilizado em sobremesas.

Além dele, é interessante alternativas como o tofu — um queijo de soja —, que é bastante versátil e pode ser utilizado em muitos preparos. Se quiser ir mais além e buscar substituições, vale testar receitas, como a jaca verde, e o seitan, conhecido como a “carne de glúten”.

Faça o seu próprio queijo

Na transição alimentar, muitas pessoas encontram mais dificuldade em largar o queijo do que as carnes. Felizmente, é fácil encontrar opções veganas dessa iguaria no mercado, no entanto o preço geralmente é alto, o que afasta muitos consumidores.

A boa notícia é que é perfeitamente possível fazer o seu próprio queijo em casa. Existem inúmeras versões que se aproximam bastante do tradicional, em receitas super fáceis com batata, grão-de-bico e outras leguminosas.

Diversifique o homus

O homus, prato tradicional da culinária árabe, é uma excelente opção para substituir a manteiga e os patês, para comer junto com torradas ou pão de forma.

Mas, se você não gosta de grão-de-bico ou está cansado desse sabor, pode modificá-lo usando outros ingredientes. O feijão-branco e a beterraba são ótimas opções, já que você consegue a mesma textura e ganha um novo gosto. Vale a tentativa! 

Aposte em uma alimentação variada 

Para ter uma alimentação saudável, é fundamental que seu prato seja variado, nutritivo e balanceado. Por isso, é importante consumir grãos; legumes; frutas e verduras; leguminosas; cogumelos; oleaginosas; gorduras e leites vegetais.

Dentre essas categorias, alguns bons alimentos são a linhaça, lentilha e feijões, castanhas, azeite de oliva e abacate. Portanto, a nossa principal dica de como fazer comida vegana é explorar toda a sua criatividade e a infinidade de frutas e vegetais disponíveis para uma alimentação balanceada.

Além disso, vale ressaltar que, para ter uma dieta equilibrada, seu prato deve ter 1/4 de cereais e grãos, 1/4 de leguminosas e 1/2 de vegetais. É importante também, se possível, buscar ajuda profissional. Um nutricionista pode fornecer a orientação correta, montando um cardápio completo e garantindo que não faltem nutrientes para o seu corpo. 

Agora que você já sabe que não é tão complicado adotar uma dieta vegana, basta colocar essas dicas em prática e garantir muita saúde e sabor nas suas refeições. Lembre-se sempre que somos aquilo que comemos! 

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