Como o consumo consciente de energia impacta o meio ambiente?

Você já imaginou como seria a nossa vida hoje sem chuveiro elétrico, elevador e celular? E se houvesse um colapso que comprometesse o funcionamento da iluminação pública, dos sistemas de segurança e o armazenamento de alimentos? Estamos tão acostumados com as facilidades da vida moderna que muitas vezes nos esquecemos da importância do consumo consciente de energia.

Para que a eletricidade chegue na indústria, no comércio e em nossas casas, é necessário construir grandes estruturas, como hidrelétricas e termelétricas, o que causa um grande impacto ambiental, como: extinção de animais, poluição, inundações e supressão vegetal.

Por esse motivo, economizar energia é uma responsabilidade de todos e que deve ser colocada em prática já! Continue a leitura e confira algumas sugestões!

Dicas para o consumo consciente de energia

Hoje, grande parte das pessoas já internalizou a necessidade de economizar água em casa. Agora, precisamos adquirir também o hábito de economizar energia.

Veja algumas dicas a seguir.

Apague a luz ao sair de um cômodo

Essa é uma estratégia simples, que resulta em um impacto muito positivo para o meio ambiente e também para a conta de energia.

Deixar uma luz acessa no corredor, ao sair de casa, e até mesmo durante a noite são hábitos que devem ser repensados por todos os moradores. Se chegar em casa sem uma luz acessa é um problema, instalar sensores é uma ótima opção.

Opte por eletrodomésticos econômicos

Os chuveiros elétricos são os maiores consumidores de energia em uma residência. Por isso, é importante ficar de olho ao comprar um novo aparelho e sempre tentar não colocar o chuveiro na temperatura máxima.

A geladeira é o segundo aparelho que mais consome energia. Procure não encostá-la na parede, faça a limpeza com frequência e verifique as condições das borrachas de vedação.

Repense o uso do elevador

Muita gente já opta por não utilizar o elevador para manter a saúde em dia. Mas você também pode adotar as escadas no intuito de economizar energia elétrica.

Se o uso for indispensável, corte o hábito de chamar dois elevadores ao mesmo tempo. Se você mora em prédio, uma boa ideia é sugerir ao síndico que um dos elevadores fique desativado nos dias de menor movimento.

Substitua as lâmpadas

Trocar as lâmpadas incandescentes pelos modelos de LED é uma atitude muito positiva para o meio ambiente. Isso porque as lâmpadas de LED, além de consumirem muito menos energia, são recicláveis e não contém mercúrio, como as fluorescentes.

Com a modernidade, o ritmo de consumo dos recursos naturais tem sido cada vez maior, o que gera a urgência de repensarmos os nossos hábitos e fazermos a nossa parte para o consumo consciente de energia. Assim, educamos também as futuras gerações para que um dia ser humano e natureza consigam conviver em perfeita harmonia.

Gostou das nossas dicas? Quer conferir mais textos sobre o assunto e aprender outras maneiras de contribuir com um mundo melhor e mais sustentável? Siga a Urban Flowers nas redes sociais! Estamos no FacebookPinterestInstagram e Twitter!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This