Como ter uma alimentação balanceada no mundo vegetariano?

Quando conhecemos alguém que é vegetariano ou mesmo quando nos decidimos por esse estilo de vida, o pressuposto é que se fez ou que será feita a substituição de uma alimentação ruim para uma alimentação balanceada e saudável.

Mas não é bem assim. O vegetariano, e até o vegano — que não tem a ver só com alimentação, mas com não consumir, nem comprar nada que venha de origem animal —, tem que saber muito bem o que está comendo, fazer as substituições corretas e conhecer quais alimentos vão suprir suas necessidades nutricionais.

Se você está pensando em ser vegetariano ou já aderiu a esse tipo de dieta, mas ainda tem dúvidas, dê uma boa olhada nessas dicas para saber como montar o prato ideal e como ficar ainda mais saudável.

Como montar o prato vegetariano ideal?

É preciso saber, antes de qualquer coisa, quais os tipos de dietas vegetarianas existentes. Se vai deixar apenas de comer carne, se vai evitar os ovos, leites e todos os derivados de animal. O prato ideal, de acordo com o médico vegano Eric Slywitch, é aquele que vai ter metade verduras e legumes, 1/4 de leguminosas e 1/4 de cereais.

Como fazer as substituições corretas e ter uma alimentação balanceada

O grande bônus de ser um vegetariano é buscar informações sobre aquilo que se come diariamente. Por isso, não deixe de pesquisar, de se informar e até mesmo de procurar um médico especializado em nutrologia para fazer sempre boas escolhas nutricionais.

Em seguida, é preciso entender que a carne não é a única fonte de proteínas e que o leite não é fonte de cálcio. Você pode encontrá-los em diversos alimentos, como as leguminosas (grãos, como feijão, lentilha, grão-de-bico etc), que são fontes de proteínas, além da couve, brócolis, gergelim, rúcula, agrião, que são fontes de cálcio.

O ferro e a vitamina C você pode encontrar  em cereais, frutas, leguminosas e em alimentos que costumam vir na cor verde escura.

Quais erros os vegetarianos cometem na alimentação?

Ser vegetariano não significa ser necessariamente mais saudável, pois se você se preocupa com a sua alimentação, é importante saber muito bem o que se ingere. A seguir, listamos 3 erros que muitos cometem e que podem prejudicar a saúde e o bem-estar.

Ingerir poucas calorias

Caloria é energia. Por mais que você se decida pelo vegetarianismo, precisa continuar ingerindo uma quantidade mínima para manter o corpo na ativa. Mesmo com uma alimentação rica em vegetais, legumes e leguminosas, procure manter essa quantidade para não sentir fadiga ou ficar com deficiência de nutrientes.

Beber pouca água

Uma alimentação rica em fibras, que é o caso da vegetariana, exige que se tome ainda mais água, pois o organismo fica mais lento para fazer a digestão. A água dá uma força para que o alimento passe mais facilmente pelo processo digestivo. Então, beba água!

Comer poucos alimentos naturais

Você vai encontrar diversos alimentos industrializados que não têm adição de carne ou de leite e, vez ou outra, vai optar por esse tipo de alimento. Se estiver na correria, ok. Mas procure comer alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. Eles são ricos em vitaminas, antioxidantes e nutrientes que vão fazer muito bem ao seu organismo.

Comer muito carboidrato

Muitas pessoas ao tornarem-se vegetarianas, fazem a substituição dos alimentos através de uma dieta mal planejada e acabam por ingerir muito carboidrato em suas refeições. Macarrão, bolacha, pão, biscoitos e bolos acabam sendo os ingredientes principais desse tipo de dieta sem planejamento. Uma alta ingestão de carboidratos refinados tem sido associado a maior riscos de doenças como diabetes e aumento de triglicerídeos. Evite comer grãos refinados como pão branco, massas e arroz branco. Ao invés disso, a base da sua alimentação deve ser rica em vegetais, frutas, legumes e leguminosas afim de manter uma dieta equilibrada e nutritiva. 

Viu só? Ter uma alimentação balanceada, quando se é vegetariano ou vegano depende de muita informação e conhecimento. Compartilhe o post nas redes sociais e divida este conteúdo com amigos e familiares!

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