Como usar birken: abuse dessa sandália mesmo no frio!

como usar sandalia birken

Você sabe o que é uma birken? Talvez você nunca tenha ouvido falar esse nome, mas provavelmente já viu a sandália nos pés de muita gente por aí. Muito famosa pelo apelido de “papete” aqui no Brasil, esse é um calçado conhecido no mundo inteiro. Algumas pessoas torcem o nariz para o modelo, outras amam e há quem tem dúvidas sobre como usar birken.

O fato é que ela tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente entre as pessoas que prezam por calçados confortáveis. E uma notícia é boa é que você não precisa abandoná-la nos dias mais frios ou na meia estação.

Quer saber tudo sobre essa sandália, além de aprender a usá-la em qualquer clima? Continue com a gente!

O que é uma birken?

O nome completo da birken é “birkenstock”, e trata-se de um tipo de sandália bem fácil de identificar. Apresenta sola grossa em formato anatômico e conta com duas tiras largas dispostas em sentido horizontal, que terminam com duas fivelas.

Na verdade, esse é o modelo mais tradicional. Existem, por exemplo, versões com as duas tiras cruzadas e sem as fivelas; com três tiras mais finas; ou com apenas uma tira em sentido vertical e presa entre os dedos.

As birkens, no geral, são extremamente confortáveis, práticas e simples de calçar. Além disso, sua aparência mais pesada, grosseira e rústica traz elementos interessantes para qualquer composição, especialmente o estilo boho chic.

Versátil, a sandália pode ser usada com variados tipos de roupa e em diferentes ocasiões e temperaturas, dependendo de como for combinada. Também é super democrática — muito usada por pessoas de diferentes gêneros, idades e classes sociais.

Como a birken surgiu?

“Birkenstock” é o sobrenome de Johann Adam, que fundou a fábrica de calçados homônima na Alemanha, em 1774. A birken foi desenhada nesse mesmo ano, mas só ganhou o solado de cortiça — característico do modelo original — em 1896, criado pelo neto Konrad Birkenstock.

Em 1917, a birken recebeu a famosa palmilha ortopédica, ou seja, um modelo com formato que acompanha a anatomia dos pés, proporcionando um andar confortável e uma postura mais saudável.

Com o tempo, a sandália se expandiu em todo o mundo e foi sendo repaginada a cada temporada. Atualmente, é possível encontrar birkens de diferentes cores, estampas, formatos, aplicações e materiais — o solado de cortiça e as tiras de camurça, por exemplo, ganharam inúmeras versões sintéticas.

Como usar birken mesmo em dias frios?

Por ser uma sandália, é mais fácil associar o uso da birken ao verão. Mas por que abrir mão de todo esse conforto, praticidade e versatilidade nos dias mais frios ou de meia estação? Neste tópico, vamos apresentar algumas dicas para você incluir o calçado em suas produções — mesmo com temperaturas mais baixas. Confira!

Tente complementar produções casuais com a birken

As birkens são sandálias com aparência grosseira e rústica. Mesmo quando são feitas com materiais mais sofisticados ou em diferentes cores, estampas, acabamentos e aplicações, elas mantêm o seu ar esportivo, despojado e casual. Portanto, é fácil montar produções informais com esse tipo de calçado.

Usá-lo, por exemplo, com jeans de estilo destroyed ou de lavagens mais claras — sejam calças, shorts, bermudas ou jardineiras —, além de camisetas básicas, é uma alternativa legal para aquelas ocasiões em que você prefere se vestir de maneira mais simples e despreocupada. Se estiver batendo um ventinho frio, você pode optar por um jeans comprido e adicionar uma jaqueta.

Procure usá-la como um ponto de contraste

Uma maneira interessante de usar as birkens é transformá-las em ponto de contraste no look. Se você compor uma produção com peças sérias e elegantes, como calças de alfaiataria (ou até modelos de sarja), blazers, camisas de botão ou sobretudos no inverno, completar com uma birken vai quebrar a formalidade e deixar o resultado bem interessante. Se a calça for comprida, experimente dobrar um pouco as barras.

Por outro lado, looks femininos e românticos podem ser equilibrados com a sandália rústica. Vestidos, shorts, saias, macaquinhos e blusas com tecidos mais fluidos, estampados e delicados funcionam muito bem com as birkens e resultam em um visual moderno — justamente pela combinação de estilos opostos.

Experimente usar birken com meias

Nos dias mais frios, muitas pessoas não abrem mão do conforto das birkens e usam essas sandálias com meias. Você também pode experimentar essa estratégia — por que não?

Se você achar que é uma boa ideia, teste essa combinação em ocasiões informais e, para não arriscar, use uma dupla monocromática — ou seja, escolha um par de meias quentinhas que tenha a mesma cor das tiras das sandálias.

Brinque com as possibilidades 

Como já dissemos, as variações de cores, estampas e aplicações das birkens são praticamente infinitas. Por isso, atualmente, é mais fácil encontrar modelos que se encaixam no seu estilo e gostos pessoais. Existem muitas possibilidades.

Você pode, por exemplo, apostar em um look total black, usando apenas peças pretas e completando com uma birken da mesma cor. Combinar roupas coloridas com sandálias em tons neutros ou terrosos também é uma boa alternativa. E por que não colocar a birken como um ponto de cor que contrasta com um visual mais básico?

O que você acha de adquirir birkens veganas?

É possível, sim, aliar todo o conforto, versatilidade e praticidade das birkens a um consumo mais consciente e sustentável. Se você já aderiu ao veganismo ou ainda está se familiarizando com essa ideologia, saiba que existem empresas que fabricam calçados sem utilizar produtos de origem animal e sem causar danos ao meio ambiente.

A Urban Flowers, por exemplo, cria vários modelos de birkens, em diversas cores e formatos — tudo fabricado à mão a partir de materiais sintéticos. Além disso, são produtos de qualidade e muito duráveis. Vale a pena conferir!

Uma sandália anatômica, criada no final do século XIX e início do século XX, acabou se popularizando no mundo inteiro e se tornando um calçado clássico. As birkens são sandálias reconhecidas por muitas pessoas e utilizadas até hoje, em versões cada vez mais modernas, mas que guardam a sua rusticidade e conforto originais. Não é incrível?

E então, ficou mais fácil saber como usar birken, mesmo nos dias mais frios? Se você quer ter mais informações sobre esse ou outros calçados em versões veganas, entre em contato com a Urban Flowers — teremos prazer em conversar com você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This