Como usar estilo Boho: saiba adaptá-lo à sua personalidade!

Provavelmente você já ouviu essa palavra por aí e esbarrou com algum manual de como usar estilo boho, certo?

A palavra “boho” designa um jeito de se vestir bem característico e fácil de reconhecer. Mas também remete a um estilo de vida natural e descomplicado, que carrega as influências de vários movimentos e épocas diferentes. Se pararmos para pensar, o conceito original por trás do estilo boho é justamente a liberdade — não apenas em relação ao que vestir, mas também em relação a como viver.

Neste texto, vamos apresentar os principais elementos do boho para que você os incorpore ao seu próprio estilo, adaptando-os à sua personalidade. Vem com a gente!

Como surgiu o estilo boho?

A palavra boho é derivada de “bohemian”. Esse termo surgiu na França, no século XV, e originalmente era empregado para designar os ciganos. Daí para frente, passou a ser usado em referência a outros indivíduos e grupos que vivem de forma mais livre, despreocupada e não-convencional, ou seja, fora das regras e padrões vigentes.

O estilo boho, da maneira como o conhecemos atualmente, traz referências estéticas de vários movimentos e épocas diferentes — como os ciganos, os hippies dos anos 60 e 70, além de influências vintage, folk e um toque de modernidade.

Quais são os principais elementos desse estilo?

Existem alguns elementos essenciais que caracterizam o estilo boho. Descubra quais são:

Roupas leves e fluidas

As roupas que têm modelagens soltas, largas e confortáveis e são feitas com tecidos leves e fluidos são as peças coringa desse estilo. Confira alguns exemplos:

  • saias e vestidos longos ou curtos e esvoaçantes;
  • blusas e vestidos estilo “ciganinha”;
  • túnicas e batas;
  • calças flare ou pantalonas;
  • kimonos e ponchos.

Muitas cores e estampas

O estilo boho é caracterizado, principalmente, pela mistura de tons neutros com terrosos e diversas estampas. Destacam-se as florais com padrões pequenos, geométricas com uma pegada étnica e as de inspiração sul-americana. A mistura de estampas é muito bem-vinda e, no geral, um visual boho é bastante colorido.

Bordados, franjas e artesanato

Recortes nos tecidos, rendas e franjas são frequentes nas produções boho. Além desses elementos, os itens artesanais — como bordados e peças de tricô ou crochê — também são clássicos desse estilo.

Uso de muitos acessórios

Os acessórios são itens bem marcantes do estilo boho. Anéis, pulseiras, braceletes, gargantilhas, colares, brincos — todos, geralmente, de metais prateados e com aplicações de pedras — são usados de forma bem carregada, em misturas e sobreposições.

Óculos redondos, bolsas a tiracolo, chapéus floppy (com abas grandes e flexíveis) e lenços coloridos também são acessórios característicos do estilo.

Botas e rasteirinhas nos pés

As sandálias do tipo rasteirinhas (especialmente as gladiadoras) e as botas são os calçados mais utilizados para compor o estilo boho.

Em relação às botas, ankle boots em cores neutras e tons terrosos, com ou sem cadarços, são as mais utilizadas. Existe um modelo específico, chamado “chelsea”, que tem uma pegada mais rústica e folk e combina muito bem com esse estilo.

Como usar estilo boho adaptando-o à sua personalidade?

Se você gosta desse estilo e quer incorporá-lo às suas produções, pense sobre as roupas, calçados e acessórios que mencionamos e identifique quais deles fazem você se sentir mais confortável e bonita. Afinal, esses elementos são apenas referências para você se inspirar e construir os looks que mais combinam com você.

Se você é uma pessoa mais discreta, experimente escolher apenas um desses elementos — como uma saia longa estampada —, combiná-lo com peças neutras e maneirar nos acessórios.

Outro exemplo: se você gosta de se vestir de forma mais sofisticada, tente incluir um salto alto e acessórios mais refinados em uma produção com vestido de tecido fluido e estampa floral.

Como vimos ao longo do texto, a estética boho é resultado de várias influências diferentes que estão ligadas não apenas à moda, mas também a estilos de vida que prezam, essencialmente, a liberdade. Agora que você já aprendeu como usar estilo boho adaptando alguns elementos à sua personalidade, não tenha medo de testar novas combinações e abusar da criatividade!

Se você ficou com alguma dúvida, comente aqui embaixo. Adoraríamos trocar uma ideia com você!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This