Confira 4 dicas sobre como ser vegetariano e mude de vida!

Confira 4 dicas sobre como ser vegetariano e mude de vida!

Bem-estar animal, diminuir alguns impactos ambientais, reduzir as chances de sofrer de alguma doença cardíaca e controlar os riscos de ter diabetes são alguns dos benefícios que parar de ingerir carne traz. Porém, mesmo entendendo as necessidades de adotar a prática, muitos ainda não sabem direito como ser vegetariano.

Pensando nisso, desenvolvemos este post. Aqui, nós vamos dar 4 dicas de como se tornar vegetariano, sendo a primeira delas um passo a passo para a transição. Acompanhe!

1. Vá eliminando a carne aos poucos

Por ser um hábito alimentar, pode ser que retirar a carne totalmente seja um pouco complicado para você no começo — podendo até ser algo desestimulante. Então, para que essa transição ocorra mais suave, tente eliminar a ingestão de carne aos poucos. Essa retirada não exige regras e pode acontecer de acordo com o que você acha que mais vai pesar no seu dia a dia, facilitando o seu processo.

Outra dica legal para essa transição é procurar colocar, desde o início, intervalos durante a semana sem ingerir nenhum tipo de carne. Comece por um dia, seguindo o movimento da “segunda sem carne” e vá aumentando para 2, 3 vezes, até parar completamente.

2. Conte com a ajuda de um médico especializado

É importante que neste momento de transição você conte com o trabalho de alguém especializado no assunto, como um nutrólogo ou nutricionista, para que seu corpo reaja da melhor forma possível com a mudança alimentar.

Isso porque esse tipo de profissional vai poder guiar suas substituições e não deixar que nenhum nutriente falte em sua nova dieta. O perigo de se tornar vegetariano “no escuro” é acabar inserindo alimentos ultraprocessados — como o macarrão instantâneo — e deixar de ingerir os vegetais, que são a base desse regime. Assim, um médico especializado é indispensável nessa transição.

3. Beba bastante água

Com a ingestão aumentada de cereais e vegetais, aumenta também a ingestão de fibras por parte de quem se torna vegetariano. Assim, para não ficar com prisão de ventre, é muito importante que se beba muita água pura.

Ao mesmo tempo em que o aumento de fibra pode provocar lentidão na hora da digestão, seu excesso, ao contrário, dá o risco de que o trânsito intestinal fique mais rápido. Com isso, a absorção de nutrientes por parte do corpo fica mais difícil — por conta da velocidade digestória.

Caso isso aconteça com você, tente tomar uma colher de sopa de azeite puro logo ao acordar, pois isso ajuda a controlar a diarreia ao preservar a mucosa intestinal.

4. Varie as opções vegetarianas

Seja vegetariano, ovolactovegetariano, vegetariano restrito ou mesmo onívoro: variar o cardápio é essencial para o sucesso de uma estilo alimentar. Afinal, ter um menu variado, com diferentes tipos de alimentos é importante para trazer diversos nutrientes e até despertar o interesse de quem come.

Assim, aproveite esse estilo para experimentar aquele legume que você nunca considerou provar ou tome coragem para dar chance para aquele que você sempre torceu o nariz. Varie nas receitas, descubra opções de como cozinhar alguns vegetais, invente! Isso vai ajudar você durante a transição e na vida.

Se depois de ler todas estas informações sobre como ser vegetariano você tomou a decisão de seguir o estilo, lembre-se de ser firme em sua escolha e não se deixe levar pela falta de incentivo de familiares e amigos. Além disso, nunca se esqueça do maior propósito disso tudo: o bem-estar animal. Ao adotar esse hábito, você pode salvar muitas vidas inocentes — além do seu corpo e saúde.

Gostou do nosso post sobre como ser vegetariano e quer ver mais temas como este? Então, siga nossas redes sociais e tenha acesso a todos os nossos conteúdos! Estamos no Facebook, Pinterest, Instagram e Twitter.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This