Confira 7 alimentos veganos ricos em cálcio

Oi galera! Vocês sabiam que o cálcio é fundamental para o ser humano? Ele é um dos nutrientes responsáveis por fortalecer os nossos ossos. Entretanto, erroneamente nos ensinaram que leite e derivados eram a melhor fonte desse mineral, quando a verdade é que existem muitos alimentos ricos em cálcio.

Você pode manter os seus níveis de cálcio em dia sem precisar ter sofrimento animal na sua alimentação, especialmente porque o cálcio contido no leite geralmente não é bem absorvido pelo corpo humano. A maior parte dos alimentos ricos em cálcio estão nas plantas, especialmente entre os vegetais verde-escuros.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este post e confira 7 alimentos ricos em cálcio!

1. Gergelim

O gergelim é um dos alimentos mais ricos em cálcio no mundo. São 975mg do mineral para cada 100g de gergelim.

E a melhor notícia é que a semente é muito versátil. É possível usar gergelim em diversos preparos e receitas, como pães, saladas e massas. Ele também pode ser usado como pasta, a exemplo do tahine, muito utilizado na gastronomia árabe; ou como óleo, bastante presente na culinária oriental, especialmente a chinesa, japonesa e tailandesa.

2. Brócolis

Muito utilizado em saladas e também em diversas outras receitas, o brócolis é um alimento fundamental na dieta vegana. No que se refere ao cálcio, ele é importante não somente pela quantidade, mas também pela capacidade de absorção.

Com 86mg do mineral a cada 100g do alimento, a principal vantagem de comer brócolis é que nosso organismo consegue absorver mais de 61% desse cálcio, uma taxa muito alta.

3. Amêndoas

Se você quer fortalecer seus ossos, comer amêndoas é uma excelente opção. Com 269mg de cálcio a cada 100g de alimento, uma das vantagens das amêndoas é a sua versatilidade.

Elas podem ser utilizadas em saladas ou consumidas como lanche. Outra excelente maneira de aproveitar esse alimento é fazendo leite vegetal de amêndoa, uma ótima opção para quem é vegano.

4. Tofu

Outro alimento rico em cálcio que merece um lugar em nossa lista é o tofu, que, como você sabe, é um queijo de soja. Com 365mg de cálcio para cada 100g de tofu, ele é uma ótima fonte de cálcio.

Disponível em diversas texturas, o tofu pode ser servido nas mais variadas formas, especialmente por não ter sabor. Uma de suas principais características é assumir o sabor do tempero que for utilizado nele. 

Com tofu você pode fazer doces veganos como cheesecake ou pudim e também receitas salgadas, como hambúrguer. Ele também pode ser consumido empanado!

5. Espinafre

O alimento do Popeye também é uma grande fonte de cálcio. É fácil observar isso pela sua cor verde forte.

A cada 100g de espinafre, concentram-se 160mg do mineral responsável por fortalecer os ossos e evitar a osteoporose. Entretanto, tente não abusar do espinafre, pois se utilizado em excesso, ele pode prejudicar a capacidade do seu organismo de absorver outro mineral importante, o ferro.

6. Grão-de-bico

O grão-de-bico é um dos alimentos veganos ricos em cálcio mais apreciados. Afinal, qual o vegano que não gosta de um bom falafel? Esse prato típico da culinária árabe tem grão-de-bico como base. 

Se você não gosta dessa receita, experimente consumir grão-de-bico em forma de salada ou também com um bom caldo, da mesma forma que se prepara feijão.

7. Chia

Para finalizar nossa lista trouxemos outra semente: a chia. Além do alto teor de cálcio — 556mg para cada 100g de alimento — a chia apresenta muitos outros benefícios. Dentre eles, destaca-se a proteção do coração e do sistema imunológico, além do auxílio no funcionamento do sistema nervoso. Ela pode ser consumida com frutas, ou utilizada como substituição ao ovo em receitas veganas.

Agora que você já desmistificou a ideia de que somente o leite é fonte de cálcio, pode incluir esses alimentos ricos em cálcio em sua dieta, manter a saúde em dia e ainda evitar de contribuir para a exploração animal

Quer ajudar outras pessoas que ainda estão fazendo a transição alimentar? Compartilhe em suas redes sociais a nossa lista de alimentos ricos em cálcio!

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