Confira agora 5 cuidados com a alimentação vegana

Hoje cada vez mais pessoas se interessam ativamente em ter uma vida mais saudável e longeva, e os cuidados com a alimentação logo vêm à mente de quem procura se cuidar. Um dos caminhos adotados nesse sentido é o veganismo.

E para você que está pensando em adotar esse estilo de vida e se cuidar melhor, preparamos essas 5 dicas incríveis sobre alimentação vegana. Confira!

O que é veganismo?

Muitas pessoas confundem veganismo e vegetarianismo, e não é raro vermos um sendo usado como sinônimo do outro. Mas há uma diferença crucial.

A diferença reside no fato de que o vegetarianismo consiste em escolhas alimentares que excluem o consumo de carne animal. Dependendo da corrente vegetariana seguida, pode-se consumir ovos, leites e derivados.

Já o veganismo é muito mais amplo. O vegano não apenas não come nenhum alimento de origem animal (inclusive ovos, leite e derivados), mas também boicota quaisquer produtos animais, como couro e seda, e, sobretudo, se opõe a marcas que fazem testes em animais.

Dessa forma, o veganismo não é uma dieta, mas sim um estilo de vida.

1. Dê atenção à vitamina B12

Um dos principais cuidados com a alimentação de quem opta por adotar o estilo de vida vegano deve ser em relação à ingestão de vitamina B12. Isso porque a B12 é encontrada de forma sintética sobretudo em peixes e carnes vermelhas, e desempenha papel fundamental na formação do sangue e no funcionamento do sistema nervoso, podendo mesmo levar à depressão.

Para suprir essa vitamina, é importante que sua alimentação seja rica em substitutos de nutrientes, extrato de levedura e cereais enriquecidos com o nutriente. Além disso, também é possível encontrar a vitamina B12 em cápsulas para suplementação alimentar em farmácias.

2. Consuma aminoácidos variados

Aminoácidos são os compostos que se unem para formar as proteínas, as quais, por sua vez, formam os tecidos musculares do corpo. Carnes, ovos e leite possuem os aminoácidos de que nosso organismo precisa, sendo, portanto, chamados de aminoácidos completos.

Ao optar por uma alimentação vegana, é preciso ter refeições variadas e ricas em vegetais de diferentes tipos. Dessa forma, um alimento poderá oferecer aminoácidos que não estejam presentes em outro, garantindo que seu corpo tenha acesso a toda a proteína de que precisa sem que você precise ingerir algum alimento de origem animal.

3. Consulte um nutricionista

A expertise de um profissional nutricionista pode ajudar todos os tipos de pessoas a se beneficiarem de uma alimentação melhor, que atenda as necessidades reais do seu organismo e de seu estilo de vida.

Para um vegano, porém, essa ajuda pode ser ainda mais valiosa. Não apenas o profissional de nutrição vai ajudar você a encontrar substitutos para os alimentos de origem animal que você consumia antes, mas também irá lhe educar acerca da importância de uma alimentação equilibrada, abrindo-lhe possibilidades que você nunca havia cogitado antes. Sugerimos que você procure por um nutricionista que tenha conhecimento acerca desse tipo de alimentação.

4. Leia os rótulos

Agora que você está mais engajado e mais criterioso em relação àquilo que põe em seu corpo, ler os rótulos dos alimentos deve se tornar um reflexo automático.

Nos rótulos você terá acesso tanto a informações nutricionais para criar refeições balanceadas como também à lista de ingredientes dos produtos que compra, podendo escolher entre aqueles que usam ingredientes animais e os verdadeiramente veganos.

5. Planeje com antecedência

Procure tirar um tempo no seu final de semana para planejar o cardápio da semana seguinte. Você também pode aproveitar esse tempo para descobrir novas receitas e pesquisar sobre as capacidades nutricionais dos alimentos que consome.

Sites dedicados, livros de receitas veganas e fóruns na internet podem ser excelentes fontes de informação, sobretudo para quem acaba de adotar esse novo estilo de vida.

Lembre-se, porém, de certificar-se acerca da procedência das informações que coleta, seja com veganos mais experientes e de confiança, seja mesmo com seu nutricionista.

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