Conheça melhor o trabalho de 5 ONGs de proteção animal

As Organizações Não Governamentais são instituições sem fins lucrativos que têm o objetivo de buscar soluções para problemas sociais específicos. Assim, as ONGs de proteção animal reúnem pessoas que estão engajadas nessa causa e trabalham, geralmente, de forma voluntária.

Existem muitas ONGs que atuam com essa temática, tanto no Brasil quanto no exterior. Grande parte delas precisa da ajuda de muitas pessoas para se manter e continuar realizando seu trabalho.

Se você se interessa por temas relacionados aos direitos dos animais e gostaria de conhecer o trabalho de algumas instituições, continue lendo este texto e, de quebra, descubra como contribuir!

1. UIPA

A UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) é a associação civil mais antiga do Brasil. Foi fundada em São Paulo, em 1895, e é responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país.

Além de manter um abrigo e uma clínica veterinária que atende a valores reduzidos, a UIPA atua fazendo denúncias e reivindicando modificações na legislação brasileira, para garantir a proteção e os direitos dos animais.

Você pode ajudar a UIPA doando alimentos, produtos de limpeza e outros itens, ou fazendo contribuições em dinheiro.

2. Tierheim

Tierheim fica em Berlim e é o maior abrigo de animais de toda a Europa: tão grande quanto 22 campos de futebol.

Conta com uma estrutura gigantesca, que inclui instalações limpas e confortáveis para os bichinhos, uma clínica veterinária e grandes espaços abertos para que as pessoas interajam com os animais que desejam adotar. Para fazer a adoção, é necessário passar por uma entrevista e um período de adaptação.

3. SOPRAP

A “Sociedade Protetora dos Animais de Apucarana (Paraná)” é uma ONG que atua garantindo o bem-estar de animais abandonados, mantendo um abrigo para cães e gatos.

Entre as ações da SOPRAP está o “Projeto Amigos do Bicho”, evento anual cujo objetivo é realizar a castração do maior número possível de animais.

É possível ajudar fazendo doações — em dinheiro ou itens diversos — ou, se você mora na cidade, oferecendo a sua casa como um lar temporário.

4. ANDA

A ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) é um portal jornalístico brasileiro, criado para ser um veículo de comunicação de referência em temas relacionados aos direitos dos animais — e, consequentemente, ao meio ambiente e à sociedade.

Através da difusão da informação, a Agência tem o objetivo de influenciar as pessoas e contribuir para uma mudança social. A ANDA também depende de doações para custear suas despesas.

5. Pata Voluntária

A Pata Voluntária, que estabeleceu uma parceria com a Urban Flowers, é a última da nossa lista de ONGs de proteção animal.

Essa organização atua em Maceió (Alagoas) e tem o objetivo de resgatar, reabilitar e encaminhar animais para adoção, proporcionando qualidade de vida, segurança e conforto aos bichinhos até que eles encontrem um tutor. Além disso, a ONG atua compartilhando informações sobre o universo vegano e incentivando a adoção e o voluntariado.

Atualmente, a Pata Voluntária abriga mais de 500 animais em dois abrigos. Passou por grandes dificuldades financeiras recentemente e precisa muito de ajuda para continuar atuando. Você pode contribuir, com qualquer quantia, por meio do site “Vakinha“.

Essas são apenas algumas das principais ONGs de proteção animal existentes no Brasil e no mundo. Contribuir com esses projetos é uma ótima maneira de se engajar em uma causa tão importante, não apenas para os animais, mas para o meio ambiente e toda a sociedade.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este direto no seu e-mail!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This