Descubra agora como reduzir o lixo doméstico que você produz

O planeta está pedindo socorro: a poluição nos oceanos só aumenta, o derretimento das geleiras é um dos efeitos do aquecimento global e o ar que respiramos está cada vez mais impuro.

Gerar uma mudança significativa para o meio ambiente depende que cada pessoa faça a sua parte, promovendo algumas transformações cotidianas como reduzir o lixo doméstico e utilizar mais o transporte público.

A questão do lixo é um problema urgente que pode ser resolvido com pequenas atitudes. O impacto dele é muito grande, já que o acúmulo de resíduos leva à poluição, à contaminação das águas e até mesmo a enchentes. Quer saber como você pode ajudar a minimizá-lo? Então acompanhe o texto!

Prefira embalagens retornáveis

Uma maneira de reduzir o lixo doméstico é optar por embalagens retornáveis em vez das que serão descartadas após uma única utilização. Nesse caso a dica é escolher o vidro. 

Quando estiver no mercado, compre as bebidas em garrafas de vidro em vez das de plástico. Outra medida simples que você pode adotar é comprar tudo que for possível a granel — feijão, arroz, soja, entre outros — e armazenar em potes. Assim, você reduz muito o consumo de plástico, que é um dos materiais mais prejudiciais ao meio ambiente.

Utilize sacolas reutilizáveis

Em algumas cidades brasileiras a distribuição gratuita das populares sacolinhas de supermercado é proibida por lei, sendo uma medida sustentável devido ao tamanho do prejuízo causado por elas. 

Então, se você quer fazer a sua parte, compre uma sacola retornável ou utilize algo que você tem em casa para carregar as suas compras, como uma mochila, por exemplo. Para colocar nas lixeiras o ideal é comprar sacos biodegradáveis, já que eles são menos poluentes.

Separe os materiais para reciclagem

separar lixo

Realizar a separação do lixo entre reciclável e não reciclável é apenas uma parte do que pode ser feito quanto aos resíduos gerados em nossas casas. Com um pouco de dedicação você pode ir ainda mais longe.

Além de separar os orgânicos, que tal isolar o plástico, o alumínio, o vidro e o papel em recipientes separados? Assim, os materiais serão mais bem-aproveitados na hora da reciclagem e a vida do catador ficará muito mais fácil. Se na sua cidade não existe coleta seletiva do lixo oferecida pelo poder público, procure uma ONG, uma associação ou até mesmo algum catador independente para entregar os resíduos separadamente. 

Faça compostagem

Muita gente não sabe, mas é possível reaproveitar também o lixo orgânico por meio de um processo conhecido como compostagem, que consiste em transformar esses resíduos em adubo. Por isso, a compostagem é uma prática excelente para quem tem horta em casa

Em um primeiro momento, você pode pensar que o processo é difícil ou que deixa sua casa cheirando mal, mas isso não é verdade. Basta realizá-lo corretamente que você não terá problemas.

Programe as compras

Outra medida que você pode utilizar para reduzir o lixo doméstico é programar as suas compras. Antes de ir ao supermercado ou à feira analise a sua geladeira e sua despensa e faça uma lista de compras.

Afinal, boa parte dos resíduos — orgânicos ou inorgânicos — que você gera em casa é devido ao desperdício. Se você compra algo que não precisa, consequentemente essa sobra acaba sendo eliminada e voltando ao meio ambiente em forma de lixo.

Embora pareça pouco, reduzir o lixo doméstico é uma medida muito importante que você pode tomar para auxiliar o meio ambiente e viver uma vida mais sustentável. Se cada pessoa fizer a sua parte, será possível diminuir a quantidade excessiva — cerca de 383 kg — de resíduos que lançamos todos os anos no planeta.

Agora que você sabe como reduzir o lixo doméstico que produz, confira outro artigo em nosso blog que ensina a separar os resíduos para reciclagem. Você vai gostar!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This