Descubra agora mesmo como aplicar a moda consciente no seu dia a dia

Moda consciente: descubra agora mesmo como aplica-la no seu dia-a-dia

A preocupação com o meio ambiente e o impacto que cada indivíduo causa no planeta cresce constantemente no nosso dia a dia, em todas as áreas. E a moda não fica de fora desse movimento. Por isso, o conceito de moda consciente vem ganhando espaço nas conversas e na rotina de muitas pessoas e, aos poucos, se mostra essencial para a construção de um futuro melhor para todos.

Essa indústria é, atualmente, uma das maiores poluidoras do mundo. A produção tradicional de roupas, calçados e acessórios afeta o meio ambiente de diversas formas: pelo alto consumo de água para o plantio de algodão, pela contaminação de águas para tingimento de tecidos e tratamento de couro e também pelo enorme volume de descarte de retalhos e de peças usadas. Além disso, o setor ainda oferece salários baixos e condições de trabalho degradantes.

E esse impacto, infelizmente, vem crescendo: segundo a consultoria McKinsey, a produção de moda cresceu 60% de 2000 a 2014 e não vê sinais de queda. Essa trajetória é impulsionada pelo fortalecimento das marcas de fast-fashion, que apostam na fabricação de peças de pouca qualidade e preços baixos, feitas para durarem menos tempo e serem substituídas continuamente.

É possível, no entanto, alterar nosso olhar para a moda de diversas formas, e cada pequena mudança é um passo importante em direção a um mundo mais saudável. Neste artigo, você vai ler um pouco mais sobre a moda consciente e dicas para trazer essa ideia para o seu dia a dia. Acompanhe!

Confira a diferença entre a moda consciente e sustentável

Nos últimos anos, começaram a surgir alternativas dentro da chamada “moda do bem”. Uma delas é a moda sustentável, uma iniciativa que começa pelos fabricantes. Também chamada de ecofashion, trata-se da produção de moda feita de forma sustentável, com matérias-primas ecológicas e orgânicas, que não agridem a natureza, reaproveitam o que seria descartado, utilizam a menor quantidade possível de recursos como água e energia elétrica e não recorrem a testes ou uso de materiais de origem animal.

Já a moda consciente parte das pessoas e se apresenta como uma nova forma de olhar e consumir moda. Para colocar esse conceito em prática, é preciso ter ciência de todo o caminho percorrido por uma peça até a loja e, por isso, dar mais valor a cada item: optar por qualidade ao invés de quantidade, fazer cada roupa ou acessório durar e evitar a compra desnecessária. E, quando possível, dar preferência a marcas sustentáveis. Confira a seguir como trazer essas novas ideias para o seu dia a dia.

Compre apenas o que precisa

Na sociedade atual, somos constantemente incentivados a comprar. Compramos roupas novas por impulso, porque estamos tristes ou porque achamos que dependemos de um look novo para conquistar o crush. E, com esse comportamento, acabamos gastando mais do que podemos e acumulamos uma grande quantidade de peças que nunca são usadas.

O primeiro passo para um consumo mais consciente é saber comprar melhor, adquirindo apenas aquilo que realmente tem utilidade, que tem qualidade para durar e ser usado um bom número de vezes. É interessante buscar também peças versáteis, que caiam bem com o que você já tem no guarda-roupa e possam compor diferentes combinações. Assim, você ganha vários looks com um único item novo.

Cuide bem das suas peças

Itens de qualidade podem durar anos, se forem cuidados da forma correta. Porém, segundo dados da ONU, um terço das roupas são descartadas no primeiro ano de compra. Para não fazer parte dessa estatística, trate suas roupas e sapatos com carinho, prestando atenção à forma correta de lavagem e guardando em local adequado, para que eles se mantenham em bom estado por mais tempo.

Dessa forma, você evita que mais tecidos acabem no lixo e poderá continuar usando aquela bota tão confortável ou a blusa que ficou tão bem em você, sem precisar gastar comprando uma nova.

Repita looks

Um artifício muito eficaz da indústria da moda é convencer as pessoas de que elas precisam se renovar constantemente e, muitas vezes, repetir peças é visto com preconceito. Mas bons sapatos e roupas de qualidade foram feitos para serem usados!

Portanto, não hesite em repetir os looks e aproveitar ao máximo cada peça do seu armário. Afinal, se você pegou por aquela peça e ela ficou ótima em você, por que deixá-la parada no armário?

Faça parte de grupos de troca

Se algo que você comprou não está servindo mais ou se você mudou e aquilo não combina mais com seu estilo, não é preciso se sentir obrigado a continuar usando. Mas não jogue no lixo!

Hoje em dia, a internet está repleta de grupos e sites de desapego, e você pode trocar aquilo que não faz mais sentido para você por algo que também está parado no armário de alguém. Todos saem ganhando, e você ainda pode fazer uma nova amizade.

Customize peças

Outra opção para continuar aproveitando roupas que já não combinam tanto com seu estilo atual ou que você cansou de usar é aprender a customizar. Pequenas adaptações podem dar uma cara totalmente nova a uma blusa ou jaqueta e, além de você ganhar um look novo, terá a certeza de ele ser totalmente exclusivo, feito por você do jeito que quiser.

Reforme quando necessário

Se a calça rasgou, a camiseta descosturou ou o vestido não está servindo direito, não é preciso jogar fora. Faça como sua avó fazia: encontre uma costureira de confiança e tenha ela sempre por perto.

A costureira pode reformar suas roupas, reforçar costuras, ajustar melhor a vestimenta no corpo e recuperar aquilo que parecia perdido. Ela também pode ser a solução para aquele presente que veio em um tamanho maior ou para aquilo que você trocou no grupo de desapego, mas que ainda não ficou com caimento perfeito.

Informe-se

A mudança começa pelo conhecimento e, para consumir de maneira consciente, é importante buscar mais informações. Você pode pesquisar sobre qualquer marca, procurando dados sobre cadeia de produção, relações trabalhistas, os materiais que utiliza, como lida com questões ambientais e também qual é a sua posição em relação à realização de testes em animais ou ao uso de materiais de origem animal. Afinal, parte significativa da preservação do nosso planeta depende do respeito aos seus outros habitantes e à proteção de todas as espécies.

Abraçar a moda consciente é simples e traz uma série de vantagens para você, para o planeta e até para as suas roupas: seu armário ficará mais conciso, com mais qualidade, as peças terão mais espaço para respirar à vontade e, assim, durar mais tempo. Só é preciso começar a olhar para suas roupas de outro modo, e as mudanças virão naturalmente.

Quer ver opções de sapatos, roupas e acessórios sustentáveis e veganos? Confira nosso site!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This