Descubra como encontrar sapatos veganos com o seu estilo

Quando se fala sobre veganismo, a discussão normalmente gira em torno de uma dieta que exclui carnes, ovos, laticínios e quaisquer outros ingredientes derivados de animais. No entanto, o veganismo também passa pelas escolhas que fazemos e pela maneira como os bens que adquirimos são produzidos.

É aí que surgem dúvidas sobre quais produtos podem ou não ser considerados veganos e cruelty-free, ou livres de crueldade animal. Além disso, o veganismo influencia nossas escolhas de acessórios, roupas e calçados. Então, é mais do que normal que você às vezes se pergunte o que exatamente torna um sapato vegano.

Neste post, vamos te ajudar a encontrar opções de sapatos veganos que se alinhem à sua filosofia de vida e combinem com o seu estilo pessoal.

O que torna um sapato vegano?

Sapatos veganos são aqueles feitos sem quaisquer ingredientes ou subprodutos de origem animal ou que foram testados em animais. Isso exclui muitos materiais tradicionalmente usados na fabricação de sapatos, como couro, camurça, lã, pele, algumas colas, entre outros.

Felizmente, há cada vez mais opções de sapatos veganos, à medida que as tecnologias de materiais avançaram e novos componentes foram incorporados à produção de calçados. Por isso, além do chamado couro vegetal, é possível encontrar sapatos veganos fabricados com materiais sustentáveis (como a cortiça), ou feitos a partir do reaproveitamento de plástico encontrado nos oceanos e até de sobras do processo produtivo de calçados e roupas.

Por que escolher um sapato vegano?

Da mesma forma como o consumo de carne e de outros produtos de origem animal tem efeitos profundos no meio ambiente, a produção de itens de couro animal também deixa um impacto ecológico significativo.

A criação de animais com a finalidade de usar a pele implica no desmatamento de extensas áreas para pastagem e no uso intensivo de água e energia. Tudo isso, somado aos impactos da cadeia logística de transporte, faz com que os acessórios de couro animal carreguem consigo uma enorme pegada de carbono antes mesmo de chegarem às mãos dos consumidores.

Isso não quer dizer, porém, que os produtos veganos estejam 100% livres de provocar impactos ambientais. Qualquer processo produtivo implica na geração de uma pegada de carbono, mas, à medida que são adotadas novas técnicas e materiais mais sustentáveis, esses impactos podem ser diminuídos ou compensados.

Por isso, ao optar por um calçado vegano, lembre-se de buscar informações sobre os materiais e processos de produção utilizados na fabricação. Afinal, o veganismo também envolve uma maior conscientização sobre a cadeia produtiva e os caminhos percorridos pelos produtos antes de serem disponibilizados para consumo.

Existem sapatos veganos de todos os estilos

Se hoje já encontramos opções veganas de alimentação em supermercados e restaurantes, encontrar roupas e acessórios de qualidade que não contenham componentes de origem animal e sejam livres de crueldade pode ser um pouco mais complicado.

No entanto, não há motivo para desanimar. Nos últimos anos, o Brasil tem visto o surgimento de marcas de sapatos e acessórios veganos que apostam na inovação e esbanjam estilo e versatilidade. O que todas têm em comum é a preocupação com os impactos da produção calçadista no meio ambiente e a proposta de criar produtos que unam qualidade e durabilidade, desmistificando a ideia de que acessórios veganos são descartáveis.

Outro motivo para comemorar é a variedade de calçados veganos à venda hoje no país, tanto em termos de material quanto de modelos. Há opções para todo tipo de estilo, dos mais esportivos aos mais clássicos, e para diferentes usos. O melhor de tudo? É possível comprar esses produtos na internet.

Seja qual for o seu perfil, pode ter certeza de que existe uma opção de sapato vegano para você. Veja alguns estilos com versões veganas!

Tênis

Há muito tempo que os tênis deixaram de ser um calçado exclusivo para os praticantes de esportes. Descontraídos, eles são uma opção confortável que combina tanto com looks mais casuais quanto com composições mais clássicas.

Botas

Elas te acompanham na chuva, na neve, em trilhas rochosas e nos passeios mais relaxados. As botas são conhecidas pela praticidade, mas também podem dar uma injeção de atitude para qualquer look.

Sandálias

O verão pede leveza nas roupas e também nos pés. É nessas horas que as sandálias são as nossas melhores amigas, com sua combinação imbatível de versatilidade e conforto. São as verdadeiras coringas de qualquer guarda-roupa vegano. O melhor de tudo? Também existem opções no atemporal estilo birken.

Alpargatas

Elas são o sapato vegano por excelência, por conta da clássica combinação de lona com fibras naturais. As alpargatas têm uma longa história, tendo passado pelos pés de camponeses e estivadores antes de ganharem o mundo e se tornarem um sinônimo de despojamento e conforto. Também são uma excelente opção de calçado leve em dias quentes.

Oxfords

Eles nasceram como sapatos formais, de couro, usados exclusivamente por homens. Hoje, os oxfords também estão presentes em looks casuais e são produzidos em diferentes materiais. É possível encontrar versões veganas em couro vegetal e tecido, estampadas ou lisas, com ou sem salto.

Mule

Desde suas origens na Roma antiga, a mule deixou de ser uma espécie de “chinelo chique” e se transformou num verdadeiro calçado-coringa, que pode substituir as sandálias em looks de primavera e verão.

Sapatos veganos traduzem um estilo de vida

Os sapatos veganos são um símbolo de escolhas que respeitam o meio ambiente e valorizam a vida dos animais. Em geral, eles deixam uma pegada de carbono menor, mas é importante lembrar que podem existir opções menos ecologicamente corretas, por conta do impacto ambiental de alguns materiais sintéticos que podem ser utilizados na produção desses calçados.

Se para você o veganismo é mais do que um tipo de alimentação, mas também um estilo de vida, faz toda a diferença saber que essa filosofia também pode ser adotada na hora de escolher roupas e acessórios. É ainda mais alentador perceber que existem opções bonitas, confortáveis e duráveis. Como mostramos neste post, para cada estilo pessoal e utilidade, existem sapatos veganos perfeitos para os seus pés.

A Urban Flowers cria acessórios e roupas veganas que unem conforto, estilo e qualidade. Conheça mais sobre a marca e nossos produtos!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This