Dieta para vegetarianos: saiba como fazer sem prejuízos à saúde

Um número cada vez maior de pessoas tem se engajado em jornadas de transformação pessoal e se tornado mais atento em relação ao seu impacto no planeta. Ao começar a se preocupar com as consequências das suas ações no mundo, muitas pessoas optam por adotar uma dieta para vegetarianos, excluindo o consumo de qualquer carne animal.

Como grande parte da população tem maus hábitos alimentares, comum em todas as dietas, é importante que você tenha alguns cuidados para evitar problemas de saúde.

Pensando nisso, preparamos esse guia prático com algumas dicas essenciais para quem quer se jogar de cabeça nessa filosofia de vida sem perder o prazer de uma boa refeição. Confira!

Prefira alimentos orgânicos

Se você adotou uma dieta vegetariana preocupado com a saúde do seu corpo e em fazer a sua parte para a preservação do meio ambiente, comer alimentos orgânicos é um passo relevante.

Além de serem cultivados sem o uso de pesticidas ou aditivos químicos no solo, os alimentos orgânicos respeitam a sazonalidade de cada planta e os ciclos da natureza. O resultado? Um prato não apenas mais nutritivo, como também muito mais saboroso, pois as frutas e os legumes colhidos no momento certo, no ápice da maturação, apresentam sabor, aroma e textura inigualáveis.

Hoje em dia, podemos encontrar orgânicos, com alguma facilidade, em grandes cadeias de supermercados, mas o ideal é que você procure comprá-los diretamente dos pequenos produtores. Em muitas cidades, já se pode encontrar feiras organizadas pelos agricultores ou por cooperativas onde você encontra o alimento orgânico mais fresco e mais barato. Além disso, você contribui com a agricultura familiar. Quantas vantagens!

Monte seu caderno de receitas

Como a maioria de nós foi criado em um lar onívoro (no qual se come de tudo, tanto de origem vegetal quanto de animal), é comum que fiquemos um pouco perdidos ao adotar uma dieta para vegetarianos. Com poucas cartas na manga, sua alimentação pode ficar repetitiva e pobre de nutrientes.

Para que isso não aconteça, procure reservar algumas poucas horas do seu final de semana para preparar o menu da semana seguinte. Livros, canais do YouTube, páginas especializadas ou mesmo seus amigos vegetarianos podem ser excelentes fontes de informação e de receitas incríveis.

Pesquisando e planejando com antecedência, você não apenas encontrará pratos vegetarianos deliciosos, como também vai poder fazer suas compras com mais calma, sem supérfluos e, até mesmo, economizar um dinheiro no final do mês.

Fique atento aos nutrientes

Todos que se preocupam com a saúde devem procurar uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Com a dieta vegetariana não é diferente. Contudo, ao retirar a proteína de origem animal da sua alimentação, é importante ingerir alimentos vegetais que vão repor aminoácidos, ferro, cálcio e vitamina B12 no organismo.

O consumo de oleaginosas (como castanhas, pistache e amendoim), de tofu, de soja, de quinoa e de nozes pode garantir que você absorva o equivalente aos nutrientes que receberia de um pedaço de carne.

Consuma feijão e grão-de-bico com frequência

Feijão e grão-de-bico são dois alimentos baratos e fáceis de encontrar que devem fazer parte de qualquer dieta vegetariana nutritiva e equilibrada. Além de apresentarem um alto teor de proteínas, eles também são ricos em carboidratos complexos, ferro, zinco e manganês.

Além disso, estudos demonstram que uma dieta rica em leguminosas ajuda a reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial e diminuir a gordura abdominal.

Então, agora que você já sabe o que não pode faltar em uma dieta para vegetarianos, é hora de desbravar esse universo de sabor e saúde. Aproveite e deixe seu comentário com dúvidas, sugestões ou experiências pessoais!

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