Sustentabilidade

Entenda a importância da coleta seletiva e reciclagem para o planeta

Urban Flowers
Escrito por Urban Flowers

Você já parou para pensar na quantidade de lixo gerado e descartado todos os dias? De acordo com a ONU, mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos são produzidas por ano! No Brasil, a estimativa é de uma produção diária de 240 mil toneladas.

Sem um processo adequado de coleta seletiva e reciclagem — e sem a conscientização da sociedade —, todos esses resíduos vão para aterros e lixões, aumentando a poluição, os riscos de doenças e os prejuízos causados ao ecossistema.

Visando contribuir para um mundo mais sustentável, cada um deve fazer sua parte. Mas é difícil alcançar isso sem saber exatamente quais são os impactos ambientais das nossas ações, não é mesmo?

Por isso, neste post, vamos mostrar por que é importante que o nosso lixo seja coletado e reciclado corretamente. Continue com a gente e confira!

Evita a contaminação e a poluição do solo e dos rios

A separação correta do lixo é fundamental para que cada material tenha o destino correto. Alguns materiais recicláveis, como plásticos e metais, levam anos para se decompor naturalmente. Além disso, quando são depositados em aterros, correm o risco de serem transportados por chuvas e ventos para rios, mares e vias públicas.

Já os resíduos orgânicos são os materiais de origem biológica, como restos de alimentos. Quando são descartados de maneira imprópria, contribuem para a proliferação de bactérias e doenças, atraem animais e contaminam o solo e o lençol freático com o chorume (líquido escuro e de cheiro forte produzido durante a decomposição).

A coleta seletiva também é importante para que os resíduos químicos, tóxicos e inflamáveis sejam separados do lixo comum e devidamente descartados. Veja alguns exemplos:

  • pilhas, baterias e eletrônicos — devem ser descartados em postos de coleta próprios, pois podem sofrer danos e vazamentos, poluindo e prejudicando o solo;

  • medicamentos — também devem ser levados para pontos de coleta específicos, como farmácias e postos de saúde. Descartá-los com o lixo comum pode gerar contaminações e uso indevido por animais ou, até mesmo, por pessoas nos aterros sanitários.

Contribui para a redução da emissão de gases

O chorume produzido pelo lixo orgânico não é prejudicial apenas para o solo e para as águas. O líquido também libera gases como o metano, que aumentam o efeito estufa e, por isso, são extremamente prejudiciais para o meio ambiente.

A coleta seletiva e reciclagem ajudam a dar um destino ecologicamente correto para esses resíduos, separando-os do restante dos materiais. Assim, o que é reciclável chega aos postos de reciclagem devidamente higienizado e pronto para o processo.

Já o lixo orgânico pode ser levado para compostagem, que é a transformação desse material em um adubo nutritivo que, além de não gerar emissão de gases, agrega valor ao solo.

Gera renda para famílias

Além de todas as vantagens para o meio ambiente, precisamos considerar também o papel fundamental que esses processos têm na vida de várias famílias.

De acordo com relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os catadores de material reciclável e reutilizável são responsáveis por 90% de todo o material reciclado no Brasil. Individualmente ou em conjunto, há várias pessoas que trabalham com a coleta, a triagem e a reinserção desses resíduos novamente na cadeia produtiva.

Por mais que as condições de trabalho e o reconhecimento ainda não sejam ideais, é por meio desse trabalho que milhares de brasileiros são inseridos socialmente e sustentam suas famílias.

Os processos de coleta seletiva e reciclagem são essenciais para o nosso planeta. Nesse sentido, precisam ser devidamente valorizados pela nossa sociedade. Saber os impactos das nossas ações e tentar minimizá-los são passos importantes para uma vida mais sustentável e um mundo melhor.

Gostou deste conteúdo? Quer saber o que você pode fazer para dar o destino correto aos resíduos produzidos em casa? Então, descubra como separar seu lixo e deixá-lo pronto para a reciclagem!

 

Sobre o autor

Urban Flowers

Urban Flowers

Deixar comentário.

Share This