Entenda a importância de doar roupas e como colocar em prática!

Oi, galera! Vocês já ouviram falar que gentileza gera gentileza, não é? Se você doar roupas, a ideia é mais ou menos a mesma: a ação faz bem para quem dá e para quem recebe, na mesma proporção. Além de ajudar quem está necessitando, esse hábito também é bom para o meio ambiente e traz até alguns benefícios para você que está doando.

Devemos entender a doação como algo periódico, realizado pelo menos uma vez ao ano. Na verdade, o ideal é seguir as estações e doar roupas de frio antes do outono e inverno, e as de calor, antes da primavera. Assim, quem recebe poderá aproveitar as roupas ainda no mesmo ano. 

Quer saber os benefícios de doar roupas e algumas dicas para colocar esse hábito em prática? Então continue acompanhando!

Os benefícios de doar roupas

Que as pessoas que recebem ficam muito agradecidas você, com certeza, sabe. Mas já parou para pensar quais são as vantagens dessa atitude para quem está do outro lado? Vamos citar alguns deles!

Ajudar outras pessoas

Ajudar os outros é sempre bom! Reconhecer os nossos privilégios e fazer algo por quem tem menos é muito importante. 

Então, procure uma instituição que dê um destino adequado para as peças, ou repasse-as para alguém que você conhece e que está em situação de vulnerabilidade social. Já existem pesquisas que indicam que praticar boas ações estimula áreas importantes do cérebro e pode fortalecer a saúde física e mental de quem o faz.

Liberar espaço no guarda-roupas

Outro benefício importante de doar roupas está mais ligado a nossa vida material. Quando se desfaz de algumas peças, você libera espaço no guarda-roupas para adquirir outras.

Uma boa prática é evitar de comprar roupas novas enquanto você não se desfizer de peças antigas. Além disso, a proporção deve ser a mesma — ou menor. Para cada item doado, um novo. Quando você for adquirir uma peça nova, dê preferência para roupas de brechó. Afinal, a roupa mais sustentável é aquela que já existe. Se você quiser mesmo assim optar por uma peça que não seja de brechó, procure por marcas que priorizam a produção slow fashion, a mão de obra local e sustentável. Comprar de pequenas marcas contribui para a preservação do meio ambiente e estimula o consumo consciente.

Como escolher as peças para doação

Já se convenceu de quer doar roupas é uma excelente atitude, mas ainda não sabe muito bem como escolher quais peças destinar para esse fim? Nós temos algumas dicas!

Peças que não servem

A primeira dica é a mais óbvia: escolha peças que não servem. Muitas vezes, guardamos uma roupa no armário acreditando que vamos emagrecer novamente e o item voltará a servir, mas dificilmente isso ocorre.

Enquanto isso, essa peça poderia liberar espaço no seu guarda-roupa para um item que você pode usar imediatamente e, ao mesmo tempo, ajudar a diminuir o frio de alguém, por exemplo. Portanto, evite guardar peças que não servem imaginando um futuro que você nem sabe se chegará. 

Peças que estão paradas há muito tempo

Se você tem uma roupa há muito tempo parada em seu guarda-roupa, dificilmente voltará a usá-la. É desperdício deixar a peça guardada, imaginando uma ocasião em que você vai vesti-la novamente.

Por qualquer razão que seja, se está há muito tempo sem uso, doe. Com certeza, será muito mais útil para outras pessoas. 

Roupas que não fazem mais o seu estilo

Ao longo dos anos, vamos mudando os nossos pensamentos, gostos e estilo de vida. Isso é normal e impacta também no nosso visual. Então, é natural que roupas que nos agradavam antigamente, não façam mais o nosso estilo hoje. 

Nesse caso, não hesite e se desfaça das peças, destinando-as para doação. Não há razão para se martirizar! Desapegue-se do que não combina mais e defina novos clássicos.

Cultivar o hábito de doar roupas é muito positivo para o nosso ecossistema como um todo. Essa atitude tem impacto social — na sua vida e na vida das pessoas que serão beneficiadas com as doações — e no meio ambiente. Além disso, também é um dos primeiros passos para adotar a prática do consumo consciente. Portanto, traz somente benefícios!

Gostou de saber por que doar roupas é tão importante? Curta a nossa fanpage no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos tão interessantes quanto esse sobre sustentabilidade, estilos de vida e veganismo. Você vai amar!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This