Entenda como o estilo de vida vegano vai além da dieta

O vegetarianismo e o veganismo têm se tornado cada vez mais populares. Mas, apesar do número de adeptos e da curiosidade das pessoas serem cada vez maiores, ainda há muita confusão sobre os termos, principalmente entre vegetarianismo e veganismo. Muita gente não sabe, por exemplo, que o estilo de vida vegano vai muito além de modificações na maneira de se alimentar.

Quer conhecer melhor o veganismo e descobrir quais outros aspectos da vida são transformados por meio dessa ideologia? Vem com a gente!

O que é o estilo de vida vegano?

Como já dissemos, o veganismo não é apenas um tipo específico de dieta, como são o vegetarianismo e o crudivorismo. Esse termo se refere a uma ideologia ou filosofia que se baseia em uma visão ética da relação entre os seres humanos e as outras espécies.

Para os veganos, todos os usos que fazemos dos animais visando apenas o nosso benefício são formas de exploração e violência. Além disso, alguns desses usos (a pecuária, por exemplo) causam diversos danos ao meio ambiente, como a destruição de florestas, a perda da biodiversidade, a poluição e a contaminação do solo e da água.

Por tudo isso, o veganismo propõe uma maneira diferente de consumir e de interagir com o mundo, que abrange, além da alimentação, todos os outros aspectos da nossa existência. Isso significa que, na prática, o que existe é um estilo de vida vegano.

O que o veganismo abrange além da dieta?

Aderir ao estilo de vida vegano significa excluir do cotidiano, na medida do possível, todos os produtos ou subprodutos que tiveram, em seu processo de fabricação, algum tipo de exploração animal.

Carnes, ovos, leite, mel e derivados (ou qualquer outro alimento de origem animal) estão fora da dieta. Além disso, todas as roupas, sapatos e acessórios de couro, lã, seda ou outra matéria-prima animal são excluídos dos armários veganos.

Isso se estende a qualquer outro tipo de produto. Além dos mais óbvios, vários outros itens industrializados podem ter algum componente de origem animal como pasta de dentes, xampus ou amaciantes.

Muitas marcas fazem testes em animais (as de cosméticos, por exemplo) e essas também são boicotadas. Além disso, formas de lazer, entretenimento e esportes que se utilizam de exploração animal também são evitadas (rodeios, zoológicos, hipismo ou vaquejadas, por exemplo).

Quais são os desafios dos veganos no dia a dia? 

Tornar-se adepto do estilo de vida vegano pode ser considerado um desafio em um mundo onde a exploração animal ainda é tão naturalizada.

Primeiro, por causa do impacto social, já que nos círculos familiares e de amigos é comum que as pessoas que optaram pelo estilo de vida vegano ainda sejam recebidas, inicialmente, com uma certa desconfiança ou estranheza.

Segundo, porque muitas empresas ainda não informam com clareza sobre a presença de componentes de origem animal em seus produtos ou sobre o uso de testes em animais. É preciso, portanto, criar o hábito de pesquisar e ler todos os rótulos e etiquetas para encontrar empresas e estabelecimentos coerentes com sua ideologia.

A boa notícia é que o veganismo tem ganhado espaço e, com isso, a variedade de opções livres de exploração animal (em todos os segmentos) também está crescendo. E, quanto maior a popularidade desse termo, mais as pessoas se familiarizam com ele, o que contribui muito para diminuir o preconceito.

Além do mais, muitos grupos veganos têm sido criados, tanto on-line quanto pessoalmente, para compartilhar informações, dicas e experiências, facilitando o acesso ao conhecimento e estabelecendo uma rede de fortalecimento entre os adeptos.

Viu o quanto o veganismo é uma ideologia ampla, que abrange todos os aspectos da vida? Se você gostou de saber disso, compartilhe nas suas redes sociais e dissemine essas informações sobre o estilo de vida vegano!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This