Estilo de vida vegano e feminismo: entenda essa relação que tem tudo a ver!

Oi, galera! Como vocês possivelmente já sabem, o estilo de vida vegano acredita no fim da exploração humana sobre os animais, evitando o consumo de qualquer produto de origem animal. E, por isso, ele tem relação com muitas outras causas sociais que também pregam a igualdade. É desse lugar comum que surge a aproximação entre o veganismo e o feminismo!

Quer conhecer melhor essa relação e entender por que o estilo de vida vegano e o feminismo têm tudo a ver? Então continue acompanhando o texto!

Entenda a relação entre veganismo e feminismo

Parando um pouco para refletir, a relação entre as causas vai muito além do fato de que ambos os movimentos são contra a opressão de alguns seres sobre os outros. Algumas questões merecem atenção especial.

A primeira é o fato de que assim como o corpo feminino, o dos animais também é objetificado. Ou seja, esses corpos são enxergados apenas como objetos que servem para algum propósito.

O das mulheres, por exemplo, serve para dar prazer aos homens e para procriar. O dos animais serve para fornecer carne, leite e outros ingredientes que são usados na gastronomia, além da questão dos testes de produtos. Então, é fácil perceber que em ambos os casos utiliza-se o controle dos corpos e dos sistemas reprodutivos. 

Além disso, a lógica da caça é muito semelhante àquela que domina a questão da violência de gênero. É como se o ser considerado mais forte tivesse um direito natural e adquirido de oprimir o mais fraco. 

E, por fim, assim como o patriarcado categoriza mulheres entre as que merecem respeito e as que não merecem, o especismo faz o mesmo com os animais. Afinal, alguns são considerados animais de estimação, enquanto outros podem ser torturados nos abatedouros para servir ao homem.

Se toda essa questão é cultural, é preciso apostar na interseccionalidade entre as causas e compreender que a luta é muito maior e traz mais resultados quando agrega movimentos.

Conheça o ecofeminismo

Uma das formas de integrar o estilo de vida vegano com a questão da igualdade de gênero é o ecofeminismo, um movimento essencialmente político que prega a ligação das mulheres com a ecologia. 

O ecofeminismo reflete sobre todas as questões que abordamos aqui e se propõe a lutar para modificá-las. Uma das principais representantes e teóricas desse movimento é a indiana Vandhana Shiva, que já escreveu diversos livros sobre o tema. As suas maiores preocupações estão no impacto que a agricultura causa ao meio ambiente e à vida das trabalhadoras.

Mas, além da preocupação com o meio ambiente, é necessário colocar os animais no centro da discussão, entendendo que os maus tratos aos não-humanos precisam parar não somente pelos impactos causados ao meio ambiente. Para isso, existe uma vertente do movimento que se chama ecofeminismo animalista.

Ecofeminismo animalista

O principal nome dessa vertente do feminismo é a americana Carol J. Adams, autora do livro “A Política Sexual da Carne“, que explica de forma bastante didática a relação entre o estilo de vida vegano e o movimento feminista.

O ecofeminismo animalista aborda a questão dos direitos dos animais e dos direitos da mulher de forma bem ampla, desde as similaridades entre a posição de não-humanos e de mulheres nas propagandas até a tortura que as vacas sofrem quando estão nas mãos da indústria leiteira. 

O principal objetivo desse movimento é causar reflexão e trazer o entendimento de que ambas as opressões têm a mesma raiz. É fundamental expandir a consciência e compreender que o consumo de carne, a masculinidade e o patriarcado estão intrinsecamente ligados. 

Então, além de compreender as causas dessas opressões para entender a relação entre elas, é fundamental trazer o assunto à tona, conversar com mulheres sobre o estilo de vida vegano e buscar agregar essa pauta à luta feminista. Afinal, não podemos consentir com nenhum tipo de exploração sobre outros seres. Se engaje no ecofeminismo animalista você também!

Comece promovendo o movimento em suas redes sociais: compartilhe este texto e se coloque à disposição para esclarecer dúvidas sobre o estilo de vida vegano!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This