Glitter no carnaval: 3 dicas para poluir menos e brilhar mais

A folia carnavalesca está chegando. Nessa época do ano, mais do que nunca, é o momento de brilhar, utilizando muito glitter no carnaval. O que você talvez não saiba é que algo que parece tão indefeso é extremamente prejudicial para o meio ambiente.

O glitter nada mais é do que microplástico, um dos principais vilões para os nossos oceanos e a nossa biodiversidade. Afinal, nenhum de seus componentes podem ser reciclados e o seu tempo de decomposição é de cerca de 450 anos. Então, as micropartículas perdem-se no ambiente, causando inúmeros danos.

Nós apoiamos uma folia cheia de brilho, mas também muito sustentável. Por isso, preparamos algumas dicas para você utilizar glitter no carnaval sem causar um impacto ambiental negativo. Acompanhe!

1. Informe-se sobre os impactos do glitter tradicional

Ter acesso à informação faz toda a diferença em nossos comportamentos. Afinal, quando não sabemos que algum hábito é nocivo, nada nos motiva a mudar ou impede essa ação negativa.

Com um pouco de pesquisa, fica fácil perceber que não adianta fazer coleta seletiva de lixo, ser vegano e adotar outros hábitos sustentáveis se, no carnaval, você não abandonar o glitter — principalmente porque essa é uma festa que ocorre na rua, em sua maior parte. Assim, o brilho se solta da pele e acaba poluindo as vias públicas.

Além disso, sua remoção não é fácil. Grande parte das pessoas entra debaixo do chuveiro para conseguir tirar totalmente os resíduos. Mas, quando misturado à água, o efeito devastador do glitter é ainda maior, já que as correntes vão rapidamente até o oceano, prejudicando a vida marinha. 

Então, além de se informar, que tal ajudar a disseminar essa informação entre os seus amigos? Sempre que tiver a oportunidade, aproveite para contar a todos por que o glitter no carnaval é uma prática que deve ser abandonada!

2. Utilize glitter biodegradável

Você sabia que hoje existem alternativas biodegradáveis do produto? Elas são tudo o que você precisa para utilizar glitter no carnaval em paz com a sua consciência! Afinal, decompõem-se naturalmente quando voltam ao meio ambiente.

Diversas marcas já fabricam essas alternativas à versão de microplástico. Algumas podem ser utilizadas inclusive por quem quer fazer um carnaval vegano, sem nenhum tipo de exploração animal.

Conheça algumas marcas facilmente encontradas na internet!

Glitra

Glitra produz glitter com manteigas, ceras e óleos exclusivamente naturais e purpurina biodegradável. Então, além de não impactar negativamente o meio ambiente, elas também são veganas.

Com consistência de pasta, o produto tem uma boa aderência, permanecendo na pele para você curtir tranquilo o dia todo. É possível adquirir os potinhos individuais e kits com 4 ou 7 cores.

Pura bioglitter

O glitter ecológico da Pura é feito por uma amante do carnaval carioca para todos os amantes da folia. Produzido artesanalmente com uma mistura de algas marinhas e pó de mica, cada lote tem uma tonalidade exclusiva.

Ele é biodegradável e vegano, para você poder curtir a festa sem nenhuma preocupação. Você pode adquirir o seu na internet ou em um dos pontos de venda espalhados pelo Brasil.

3. Faça o seu próprio glitter para o carnaval em casa

Por fim, se você quer brilhar na folia, mas não tem muito dinheiro para gastar na produção, que tal fazer o seu próprio glitter? É mais fácil do que você imagina e existe mais de uma receita.

Uma delas leva sal e corante de alimentos. Misture 1/4 de xícara de sal e meia colher de chá do corante de sua preferência. Depois, basta cobrir uma assadeira com papel-manteiga e espalhar a mistura no recipiente, levando ao forno em temperatura média por cerca de 10 minutos. O resultado fica incrível!

Outra opção ainda mais simples é comprar o glitter comestível, aquele utilizado em confeitaria. Também é biodegradável e você pode usar sem preocupação!

Percebeu como é fácil manter a consciência ecológica, mesmo em meio à folia carnavalesca? Agora que você já tem a informação, é hora de colocar as mãos à obra e fazer o seu próprio glitter para usar no carnaval!

Quer que toda a sua turma modifique a forma de utilizar glitter no carnaval? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a disseminar a informação!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This