Maquiagem vegana: como saber se é isso mesmo?

Oi, galera! Vocês com certeza já sabem que o veganismo vai muito além da alimentação, não é? Esse estilo de vida, que se baseia em excluir (na medida do possível e praticável) toda a exploração animal dos nossos hábitos cotidianos, engloba muitos outros aspectos. É aí que entra a maquiagem vegana, por exemplo. 

Se em um primeiro momento parece difícil ou confuso, a verdade é que adotar esse estilo de vida é muito mais simples do que se pensa. Hoje já existem todos os tipos de produtos veganos e com um pouco de informação e atenção você pode adotar esses hábitos de consumo consciente.

Neste post vamos explicar o que é maquiagem vegana, quais os seus benefícios e como se certificar de que você está adquirindo um cosmético livre de exploração animal. Acompanhe!

O que é maquiagem vegana e quais os seus benefícios?

 

Para definir uma maquiagem vegana existem dois critérios que devem ser observados: não conter nenhum ingrediente de origem animal e não ser testada em animais. O segundo critério é o que exige mais atenção, já que muitas empresas terceirizam esses testes.

Em relação às maquiagens tradicionais, as opções veganas apresentam uma série de benefícios. O primeiro e mais importante é não promover crueldade e exploração animal.

Mas, além disso, existem uma série de outras vantagens para o planeta, como a questão da sustentabilidade, que está muito ligada ao consumo consciente.

E os benefícios não são somente para o meio ambiente. Maquiagens veganas também são boas para quem as usam, já que as chances de reações alérgicas são bem menores. Além disso, elas não ressecam a pele e ainda previnem a acne, pois as substâncias de sua composição evitam a abertura dos poros.

Como ter certeza de que uma maquiagem é vegana?

Algumas nomenclaturas podem causar confusão, por isso tenha cuidado. É o caso, por exemplo, das maquiagens orgânicas e naturais. Algumas pessoas confundem esse tipo de cosmético com os veganos, mas produtos orgânicos e naturais não são necessariamente sem exploração animal.

Para ajudá-lo a acertar na hora da compra, vamos ensinar algumas dicas simples que você pode adotar para ter certeza que está adquirindo uma maquiagem vegana. Confira!

Tenha cuidado com a composição da maquiagem

O primeiro ponto que você deve levar em conta na hora de comprar uma maquiagem vegana é a composição do produto. É importante mencionar isso, pois algumas marcas não testam em animais, mas utilizam ingredientes de origem animal na maquiagem. Portanto, a primeira coisa a se fazer é ler com atenção o rótulo do produto.

Alguns ingredientes, como cera de abelha e colágeno, são muito comuns em produtos de beleza e facilmente identificáveis na embalagem. Outros são um pouco mais complexos, mas também têm origem na exploração animal, como o carmin (um corante vermelho) e a guanina, que vem da escama dos peixes e é muito utilizada em sombras e blushs para dar efeito brilhante.

Procure por selos nas embalagens

Uma forma de garantir que você está comprando uma maquiagem vegana é procurar pelos selos nas embalagens. 

Alguns dos mais conhecidos são o Selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira, o da Vegan Society e o do site vegan.org para produtos importados. E lembre-se: o selo de cruelty free não garante que um produto tem ingredientes veganos, apenas que ele não é testado em animais!

Preste atenção na marca 

Nossa última dica para você ter certeza de que está adquirindo uma maquiagem vegana é prestar atenção na marca. Afinal, algumas grandes corporações têm selos em alguns produtos, mas testam outros em animais. Assim, ao comprar um produto da marca, você financia indiretamente a exploração animal e não colabora para um mundo mais sustentável

Para saber quais marcas e produtos são liberados, vale a pena consultar listas de grupos veganos disponíveis na internet. Esse hábito ajuda a evitar erros, pois ajuda você a ter certeza de que está adquirindo um produto vegano.

Como você viu, escolher cosméticos veganos é mais fácil do que se imagina. Com informação e cuidado na hora da compra, você contribui para um mundo mais consciente e livre da exploração animal.

Tem alguma dica de maquiagem vegana? Deixe um comentário no post e compartilhe-a com nossos outros leitores! 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This