Uma pesquisa revelou que cerca de 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos. A estimativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é que esse grupo reúna aproximadamente 7 milhões de veganos. É um número considerável de pessoas aderindo a esse estilo de vida, não é? Para quem está entrando agora nesse universo, talvez a principal dúvida seja identificar as marcas veganas no mercado.
Afinal, como descobrir se um produto tem ingredientes de origem animal ou se foi testado em animais? Continue aqui com a gente e entenda o que levar em consideração ao pesquisar sobre as marcas para saber se elas são veganas ou não. Boa leitura!
O que são as marcas cruelty-free?
O termo cruelty-free significa “livre de crueldade”. São aquelas marcas que não se utilizam da dor ou que não abatem animais para testes. A instituição Cruelty Free International (CFI) criou o “Leaping Bunny”, que nomeia as marcas comprometidas a não testarem os produtos em animais e a não comprarem ingredientes de fornecedores que optam por essa prática.
Para ganhar o selo, a empresa precisa passar por um rigoroso processo de avaliação realizado pela instituição, em que cada etapa da fabricação do produto é verificada. O intuito é certificar que não houve o uso de pelo menos um ingrediente de origem animal. No site da CFI, há uma lista das empresas que ganharam o selo e que você já pode anotar para conhecer as marcas veganas.
O que observar para saber se a marca é vegana?
Além de procurar os selos que certificam a procedência vegana da empresa, é importante checar se ela faz uso de animais em seus processos ou em pelo menos alguma das etapas. Veja alguns itens que caracterizam uma marca vegana:
-
não testa nem terceiriza testes em animais;
-
não oferece produtos de origem animal (total ou parcialmente);
-
não tem sócios que fazem testes em animais;
-
não patrocina hipismo, vaquejada, rodeios, desfiles de moda que usam peles de animais, ou qualquer outro evento em que há exploração animal;
-
não usa matéria-prima ou ingredientes que foram testados em animais;
-
não comercializa em países que exigem testes em animais (como a China).
Outra dica é você ir até o site da empresa em questão e pesquisar sobre a forma de produção dela. Também é interessante buscar na internet algumas informações em sites que divulgam como é o trabalho de empresas não veganas.
Quem vem se destacando no mercado vegano brasileiro?
O mundo dos negócios está de olho nas demandas dos veganos para conseguir conquistar a confiança desse público, desde a alimentação até o vestuário.
Um exemplo dessa preocupação é o setor têxtil, que vem quebrando as barreiras do mercado tradicional. A Urban Flowers é um dos destaques no mercado vegano no Brasil, principalmente no ramo da moda. A empresa fabrica sapatos, bolsas, saias, entre outras peças de qualidade e 100% veganas.
Cecília Weiler, uma das criadoras da marca, explica que o veganismo vai além da alimentação, como é definido pelo conceito geral. Mas é um ponto de partida para todas as áreas da vida, um verdadeiro estilo a ser seguido. Em uma entrevista para um canal do YouTube, ela conta sobre sua inspiração para a criação da empresa e detalha o processo de produção da Urban Flowers. Vale a pena conferir!
Viu como é fácil identificar as marcas veganas? Procure, pesquise, pergunte, leia. Esse é o principal meio para descobrir qual é a origem do produto que você está comprando e, assim, seguir essa filosofia de vida.
Quer acompanhar mais novidades? Curta a nossa página no Facebook e veja tudo no seu feed!