Moda sustentável: recriando seu estilo com criatividade

Oi, pessoal! Tudo bem?

Sustentabilidade é uma palavra que tem ganhado cada vez mais importância em diferentes espaços. A preocupação com o uso irresponsável dos recursos naturais e com a degradação do meio ambiente tem impulsionado diversas pessoas e grupos a transformarem suas maneiras de estar no mundo. E é nesse contexto que surge a moda sustentável.

Mas afinal, o que esse termo realmente significa? Qual é a importância da sustentabilidade na moda? Qual é o papel dos consumidores nessa história toda?

Continuem lendo este texto e participem dessa conversa com a gente!

O que é moda sustentável?

Segundo um artigo publicado pelo Sebrae, a moda sustentável “preza pelo respeito ao meio ambiente e à sociedade, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente”. Portanto, marcas que se nomeiam sustentáveis são aquelas que utilizam práticas limpas e responsáveis em todas as etapas de fabricação dos seus produtos.

Mas que práticas são essas?

Confiram alguns exemplos:

  • uso de fibras naturais orgânicas, sem o emprego de inseticidas e pesticidas;
  • emprego de matérias-primas recicláveis e tecidos fabricados a partir de materiais alternativos;
  • uso de tecnologias e procedimentos mais naturais e menos poluentes;
  • utilização responsável de recursos, como água e energia;
  • preocupação com a qualidade dos produtos, para que eles tenham uma vida útil mais longa.

Além dessas ações relacionadas à preservação do meio ambiente, empresas sustentáveis também têm como característica a garantia de salários justos e condições dignas de trabalho aos seus colaboradores.

Por que a moda sustentável é importante?

Informações publicadas pela BBC mostram que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo.

O alto uso de matérias-primas não renováveis é um dos maiores problemas. A fabricação do poliéster, por exemplo, que é uma fibra sintética muito utilizada pela indústria têxtil, requer o uso de 70 milhões de barris de petróleo por ano.

Até mesmo o cultivo de algodão, em grandes escalas, traz danos enormes para o solo e a água, por demandar altos níveis de inseticidas e pesticidas.

O consumo exagerado de itens de baixa qualidade que serão descartados em pouco tempo — o fast fashion — ainda é outro fator que torna a indústria da moda tão agressiva ao meio ambiente.

A moda sustentável surge, portanto, como uma maneira mais consciente e responsável de utilizar e preservar nossos recursos naturais e humanos.

Qual é a diferença entre moda consciente e moda sustentável?

O conceito de moda consciente é mais amplo, já que abrange também os consumidores e a relação que eles têm com aquilo que consomem.

Significa, principalmente, buscar informações sobre os processos de fabricação dos produtos que você consome. Ou seja, se questionar como, onde e por quem eles foram produzidos.

Consumir de maneira consciente tem a ver com vocês usarem seu poder de escolha e não compactuarem com empresas que lançam mão de práticas prejudiciais à sociedade e ao meio ambiente — utilizar trabalho escravo ou infantil e descartar resíduos de forma incorreta, por exemplo.

Como montar um guarda-roupa sustentável?

É possível, sim, vestir-se de maneira estilosa e, ao mesmo tempo, aderir à moda sustentável. E para isso não é preciso ter muito dinheiro.

Existem várias marcas interessantes com faixas de preços bastante acessíveis. Sendo assim, que tal priorizar empresas menores?

Além de comprar apenas de marcas que utilizam práticas sustentáveis, existem outras maneiras de construir looks de maneira mais consciente.

Vocês podem manter um guarda-roupa mais enxuto, com peças atemporais e de qualidade que serão usadas muito mais vezes do que as peças de fast fashion.

Por fim, podem criar o hábito de consertar ou customizar peças velhas ou danificadas e garimpar itens interessantes em bazares e brechós.

Viu só? Agora vocês já sabem o que é moda sustentável e entendem a importância que ela tem. O que acham, então, de colocar essa ideia em prática?

Aproveitem também para continuar em nosso blog e descobrir 5 dicas para adotar o estilo urbano!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This