Ecoturismo: descubra o que é e suas vantagens para o ambiente

o que é ecoturismo

Existem diversas formas de aproveitar um destino turístico. Seja pelas suas atrações culturais, pela culinária ou pela vida noturna, cada local atrai os turistas de maneiras diferentes.

Mas você sabia que existe a opção de aproveitar as atrações naturais de um local, causando o menor impacto possível? Esse é o conceito por trás do ecoturismo. Continue a leitura para entender melhor o que é ecoturismo, como praticá-lo, quais suas vantagens e quais são os principais destinos do Brasil.

O que é ecoturismo?

O ecoturismo é a prática turística que, pensando na preservação, utiliza o patrimônio natural de determinado local para o desenvolvimento de atividades que busquem aprimorar a consciência ambiental e cultural dos viajantes por meio do contato direto com a natureza e com patrimônios históricos.

Para se enquadrar como ecoturística, a atividade precisa seguir uma série de cuidados, respeitando as condições naturais, gerando renda para as comunidades locais e promovendo a já mencionada consciência ambiental e cultural sem que sejam deixados quaisquer rastros da ação humana.

Como praticá-lo?

Mais do que compreender o conceito de ecoturismo, é preciso seguir algumas regras para praticá-lo e atingir os princípios aos quais ele se propõe. Por isso, confira algumas orientações para quando for fazer um passeio ou atividade ecoturística.

Planeje e pesquise

Avalie se é melhor contratar o pacote de uma agência de turismo ou fazer tudo por conta própria. Além disso, considere seu condicionamento físico para escolher as atividades, já que algumas delas podem ser bastante exigentes.

Cuide do seu lixo

Quando já estiver no destino, tome cuidado com seu lixo ao longo de todo o percurso e em hipótese alguma descarte-o no local.

Respeite a fauna

Outro cuidado deve ser com a fauna e a flora. Não faça barulhos nem utilize luzes, já que elas podem assustar os animais. Também não os alimente.

Não leve nada para casa

Do mesmo jeito que você não deve deixar nenhum resíduo pelo caminho, não leve nada para casa, por mais bonita que aquela flor, pedra ou semente seja. 

Não se arrisque

Os caminhos de um passeio ecoturístico podem esconder obstáculos. Se eles parecerem perigosos, não se arrisque tentando atravessá-los.

Quais são os principais destinos do ecoturismo no Brasil?

Agora que você sabe o que é ecoturismo e como agir em um passeio do tipo, confira alguns dos principais destinos para a prática no Brasil.

Chapada Diamantina (BA)

O conjunto de formações rochosas no interior do estado da Bahia reúne grutas e lagos ao longo de uma área de 41 quilômetros quadrados. Os passeios exigem fôlego, mas o visual compensa.

Pantanal (MT/MS)

A área oferece passeios pelas regiões alagadas, o que permite a observação de diversos animais silvestres. A melhor época para as visitas vai de abril a setembro, quando as chuvas são menos volumosas.

Bonito (MS)

Não é por acaso que Bonito recebe esse nome. Os rios da região formam belos lagos e piscinas naturais, ideais para quem quer relaxar na água. O local tem limitação em relação ao número de visitantes, portanto é importante fazer a reserva com antecedência. 

Fernando de Noronha (PE)

A ilha na costa brasileira dispõe de trilhas e praias que incentivam a integração do turista com a natureza. O local conta com regras rígidas para acesso, incluindo a limitação ao número de visitantes, visando à preservação.

Além de acrescentar opções de destino para as suas férias, entender o que é ecoturismo e como ele funciona fará de você uma pessoa muito mais consciente quando o assunto for preservação ambiental.

Gostou deste post? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba o que de melhor passar aqui pelo blog direto em seu e-mail.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This