O que é preciso para fazer uma horta em apartamento?

Oi, galera! Vocês sabem como equilibrar uma rotina cada vez mais atribulada com uma alimentação saudável e orgânica? Uma das respostas para esse questionamento é simples e pode ser facilmente aplicada: horta em apartamento.

Atualmente muitas pessoas moram em apartamentos pequenos e enfrentam dificuldades, como a falta de espaço. Entretanto, é perfeitamente possível construir uma horta e se beneficiar de todas as vantagens desse tipo de iniciativa.

Quer saber, na prática, como fazer uma horta em apartamento? Veja o post!

Como fazer uma horta em apartamento?

Você talvez esteja pensando que para ter uma horta em apartamento é necessário contar com um terraço ou sacada, não é? A verdade é que é perfeitamente possível ter a sua hortinha mesmo sem área externa. 

É tudo uma questão de adequar o espaço disponível com o tipo de horta e o tipo de planta que você pode ter. Para fazer a sua horta em apartamento, a primeira dica é escolher o local. É fundamental que o lugar escolhido receba luz solar por pelo menos 6 horas todos os dias para que as plantas consigam se desenvolver.

O segundo aspecto para se ter atenção é na escolha do tipo de horta. Antes de começar o cultivo, veja qual dos tipos de horta o seu espaço comporta. Ainda está com dúvida? Descubra quais são as possibilidades!

Quais os principais tipos de horta em apartamento?

Considerando que, em geral, os apartamentos são espaços pequenos, existem dois tipos de hortas que podem ser feitos nesses locais. Confira quais são eles!

Horta vertical

A horta vertical geralmente é montada em um suporte e fixada em uma parede. Como montar esse suporte fica ao seu cargo. É especialmente indicada em casos de apartamentos pequenos ou sem espaço externo. Você pode escolher o material que mais combina com a decoração do apartamento para fazer a sua horta.

Podem ser pallets, vasos, floreiras e até mesmo garrafas pet, se a ideia for ajudar o meio ambiente com reaproveitamento e reciclagem. O que mais importa nesse conceito é a ideia da verticalidade, ou seja, aproveitar o espaço da parede para cultivar as hortaliças.

Horta em vasos e caixas

Se você tem mais espaço e dispõe de um terraço ou uma sacada, pode plantar os seus temperos e hortaliças em vasos e caixas do tamanho que preferir. Esses recipientes, se forem pequenos, também ficam muito bem decorando o beiral de janelas.

Assim como nas hortas verticais, a ideia é escolher vasos ou potes que combinem com a decoração do seu espaço. Se quiser economizar e utilizar caixas, você pode decorá-las conforme a sua preferência.

Existem muitas maneiras de customizar essas caixas e deixá-las com a cara do seu espaço. No YouTube mesmo você encontra muitos tutoriais de DIY que pode utilizar na decoração do local usando materiais que precisam ser reaproveitados.

Quais os tipos ideais de plantas?

Agora que você já sabe como fazer a sua horta em apartamento, é o momento de descobrir o que você pode plantar ali, não é? Temperos e ervas aromáticas são a melhor pedida, mas há outras coisas que você também pode cultivar.

Descubra agora quais plantas se dão bem nesses ambientes!

Tomate-cereja

Se quiser ir além dos temperos, a nossa recomendação é o tomate-cereja. Eles são excelentes para hortas de apartamento porque não precisam de muito espaço e crescem rapidamente. Mas é importante deixá-los em um local que pegue bastante sol.

Cheiro-verde

Um dos temperos mais usados pela família brasileira, o cheiro-verde é excelente para se ter em casa. Essa combinação de salsinha e cebolinha traz um sabor incrível para qualquer prato e pode dividir o mesmo vaso. 

Manjericão

Se quiser um tempero diferente, a melhor pedida é o manjericão. Lembre-se apenas de que deve ter um vaso só para ele. Além disso, precisa de muita água e luz solar.

Percebeu como fazer uma horta em apartamento não é assim tão difícil? Com planejamento e foco na sustentabilidade, você pode melhorar muito a sua alimentação plantando alguns dos ingredientes do seu cardápio.

Gostou deste conteúdo? Quer saber como praticar ações que ajudem o meio ambiente e os animais? Então acompanhe nossas redes sociais. Estamos no TwitterInstagramFacebook e Pinterest!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This