O que é slow fashion? Descubra essa forma de consumo consciente

o que é slow fashion

A crescente conscientização sobre as más condições de trabalho empregadas na produção de roupas e acessórios trouxe intensas mudanças à indústria da moda. Na esteira dessa transformação, surgiu um movimento que propõe uma reavaliação dos nossos padrões de consumo e produção: o slow fashion.

Neste post, vamos explicar o que é slow fashion e mostrar por que esse movimento está intrinsecamente ligado à sustentabilidade e ao futuro do nosso planeta. Continue com a gente!

O que é slow fashion?

Nas últimas décadas, a indústria da moda se baseou em um sistema de produção massivo, global, que traduz as criações apresentadas nas semanas de moda para o comércio varejista em pouquíssimo tempo. Grandes redes oferecem produtos a preços acessíveis e renovam suas coleções com rapidez, no que se convencionou chamar de fast fashion. 

No entanto, pouco se sabia sobre o custo real — tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas envolvidas — que está por trás do fast fashion. Com a conscientização sobre a precariedade da indústria de vestuário e confecção, veio também a necessidade de buscar formas mais sustentáveis de produção e consumo, que se traduziu no movimento slow fashion.

Para entender o que é o movimento, é importante saber que ele está calcado em três princípios: ética, sustentabilidade e durabilidade. Ele preza o consumo consciente e íntegro e estimula a responsabilidade social e ambiental, sem deixar de lado a satisfação com o consumo de produtos bem-feitos e duráveis.

Antes da Revolução Industrial, nossas roupas eram produzidas localmente e feitas para durar um longo tempo. Hoje, o movimento slow fashion recupera essa mentalidade, incentivando consumidores a darem preferência à qualidade, e não à quantidade, valorizando os pequenos produtores e privilegiando processos que geram menos impacto ao meio ambiente.

Como saber se você está consumindo slow fashion?

Marcas comprometidas com o movimento produzem roupas de alta qualidade e durabilidade, em menor velocidade, promovendo relações de trabalho éticas e processos produtivos que geram menos desperdício e poluição. Ao comprar uma peça de roupa, pergunte-se se a marca que a produziu se encaixa nesses critérios.

Moda ética

A moda ética se preocupa com os direitos humanos e dos animais. As pessoas envolvidas no processo produtivo são tratadas com respeito e remuneradas de maneira justa. Pequenos artesãos e produtores locais podem participar da confecção de roupas e acessórios, o que gera empregos e renda em localidades menos favorecidas.

Além disso, há marcas que respeitam o bem-estar dos animais e optam pela criação de peças veganas, sem uso de matéria-prima de origem animal.

Moda sustentável

A moda sustentável considera o impacto da produção de roupas no meio ambiente. Marcas com essa filosofia dão preferência a recursos e matérias-primas locais, reduzindo o impacto provocado pelo transporte de materiais, e privilegiam técnicas de fabricação ecologicamente corretas, o que inclui o uso de tecidos sustentáveis, tecidos recuperados de outras peças e comercialização de peças de segunda mão.

Moda duradoura

A moda duradoura, como o nome indica, preza pela durabilidade das peças. Roupas que incorporam essa filosofia são feitas com materiais e acabamento de alta qualidade. Isso impacta diretamente o consumo, pois quanto mais nossas roupas duram, menos ficamos tentados a comprar novas peças. 

Por que o slow fashion é importante?

Os valores que sustentam o movimento slow fashion nos fazem repensar não somente nossos padrões de consumo, mas também como aquilo que vestimos é produzido, transportado e comercializado. À medida que mais e mais pessoas se conscientizam sobre os impactos do fast fashion, surgem novas oportunidades para a criação de peças feitas de maneira ética e sustentável, colocando a qualidade acima da quantidade.

Além de compreender o impacto positivo do movimento na indústria da moda, nas relações de trabalho e no meio ambiente, entender o que é slow fashion nos leva a fazer uma reflexão sobre a velocidade com que não apenas consumimos, mas vivemos nosso dia a dia. Consumir lentamente é também viver lentamente, com mais atenção às pequenas coisas e mais consciência sobre nós mesmos e as pessoas ao nosso redor.  

A Urban Flowers é uma marca 100% comprometida com o slow fashion e o respeito às pessoas, aos animais e ao meio ambiente. Visite nosso site e conheça nossa filosofia e nossos valores.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This