Por que ser vegano? Entenda os principais benefícios para sua saúde!

Olá, pessoal! Vocês já perceberam o número crescente de pessoas que adotam um estilo de vida baseado em uma dieta vegana? Isso é ótimo, tendo em vista que se trata de uma opção de vida mais saudável. Mas afinal de contas, por que ser vegano?

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar alguns dos benefícios de excluir derivados de animais da sua alimentação. Confira!

Maior facilidade em controlar o peso

A dieta tradicional inclui muitos alimentos processados e de origem animal com altos índices de gordura. Já uma dieta vegana balanceada e sem excesso de carboidratos pode ser uma excelente aliada no controle do peso.

Isso faz com que os veganos normalmente tenham índices de massa corporal menores que os onívoros, nome dado a quem consome alimentos de qualquer origem.

Os vegetais também costumam ser grandes fontes de fibras, que contribuem para uma sensação prolongada de saciedade e são responsáveis pelo funcionamento adequado do intestino.

Controle do colesterol

Como as maiores fontes de colesterol de uma dieta são os produtos de origem animal, a adoção de uma alimentação vegana faz com que os índices dessa substância diminuam consideravelmente, principalmente o LDL (Low Density Lipoprotein, ou Lipoproteína de Baixa Densidade), o chamado “colesterol ruim”.

Por outro lado, muitas sementes e leguminosas que costumam ser consumidas amplamente por quem se torna vegano, como a soja e as nozes, podem contribuir para a e elevação do HDL (High Density Lipoprotein, ou Lipoproteína de Alta Densidade), o famoso “colesterol bom”.

Menor risco de doenças cardiovasculares

Tanto o controle de peso como índices de colesterol adequados proporcionam mais um dos benefícios das dietas veganas: um menor risco de problemas cardiovasculares, como infartos, acidentes vasculares e hipertensão arterial.

Digestão facilitada

Ser vegano também significa ter uma dieta com alimentos geralmente de fácil digestão, o que pode ser muito vantajoso para quem sofre com problemas estomacais (aquela sensação de peso depois das refeições, por exemplo).

Os veganos também costumam ingerir menos produtos industrializados, que contêm conservantes, corantes e outras substâncias incluídas durante o processo de fabricação e que podem atrapalhar o funcionamento do sistema digestório.

Maior longevidade

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Se os motivos apresentados acima não foram suficientes, talvez isto possa convencer você um pouco mais dos benefícios oferecidos por esse tipo de alimentação: é possível viver mais com uma dieta vegana.

Uma pesquisa de 2016, conduzida por pesquisadores do Hospital Geral de Massachussets (EUA), concluiu que o aumento de 3% na ingestão de proteína de origem vegetal diminui em até 10% o risco de vida.

Já o aumento de até 10% no consumo de proteína de origem animal aumenta em 2% o risco de vida e 8% o risco de doenças cardiovasculares.

Apesar de tudo isso, o veganismo não está restrito aos benefícios proporcionados à saúde por meio de uma dieta mais natural. Cortar alimentos de origem animal do cardápio também contribui com o meio ambiente, diminui o sofrimento animal e faz com quem repensemos nossa alimentação como um todo, tomando mais cuidado na escolha dos alimentos e descobrindo novos sabores.

Viu por que ser vegano tem diversas vantagens? Então agora que você já sabe mais sobre o assunto, confira nossas dicas que vão facilitar sua transição para o veganismo!

 

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