Descubra como montar um quarto minimalista bonito e funcional

quarto minimalista

Você já pensou em quanto a decoração influencia em nosso bem-estar? A ciência já mostrou o poder das cores sobre o humor, e há estudos que afirmam que ambientes bagunçados aumentam os níveis de cortisol — hormônio associado ao estresse.

Manter a arrumação em casa pede tempo e dedicação; além disso, alguns cômodos, como o quarto, pedem uma decoração mais propícia ao relaxamento e ao descanso. Por isso, que tal apostar em um quarto minimalista? Reduzir a quantidade de objetos não só simplifica a manutenção e a limpeza, como também torna qualquer ambiente mais agradável e tranquilo. 

Se você se empolgou com essa ideia, separamos algumas dicas de como adotar uma decoração mais simples para ter um quarto minimalista que seja, ao mesmo tempo, funcional e bonito. Continue lendo para saber mais!

Como montar um quarto minimalista?

Invista na arrumação

Olhe à sua volta: o que você vê? Se você realmente deseja incorporar ideias minimalistas à decoração do seu quarto, se pergunte o que pode ser eliminado, o que pode ser guardado e o que não é essencial.

Depois, organize os objetos de acordo com as suas necessidades e garanta que cada item terá um lugar próprio. De tempos em tempos, refaça esse processo — você vai descobrir que é possível simplificar ainda mais.

Outra dica importante: para cada novo item que entrar, pense em outro do qual você pode se desfazer. Assim, você evita não só o acúmulo de objetos, como também controla impulsos consumistas — afinal, você sempre terá que pensar duas vezes antes de fazer uma nova aquisição.

Aposte em cores neutras

Um elemento importante da decoração minimalista é a cor. Se você pretende pintar as paredes do seu quarto, considere tons neutros, como branco, off-white e cinza, ou mais refrescantes, como o verde menta. A ideia não é deixar o ambiente sem graça, mas criar uma sensação de limpeza, frescor, tranquilidade e amplitude.

Se quiser diversificar, aposte em tons terrosos, azuis, castanhos e verdes e incorpore texturas por meio de acessórios como almofadas, mantas e tapetes. Uma dica importante: tente pensar numa paleta de cores e escolha acessórios com tons dentro desse espectro.

Escolha móveis utilitários e de qualidade

Uma das principais vantagens do design minimalista é criar ambientes que resistem ao teste do tempo. Se, por um lado, uma decoração minimalista pede muita ponderação na escolha de cores e objetos, por outro o resultado disso é um cômodo no qual você terá prazer em passar seu tempo.

Sempre que possível, dê preferência a móveis de qualidade e invista nos clássicos. Tente escolher peças feitas para durar, utilitárias, que suportem bem o uso diário e combinem com as cores do seu quarto. 

Reduza os acessórios

Minimalismo e simplicidade costumam andar de mãos dadas. No entanto, isso não significa que a decoração de um quarto minimalista tenha que ser monótona. Ter poucos objetos não só ajuda na hora da arrumação, como aumenta a sensação de amplitude e tranquilidade no ambiente. Lembre-se: quando se trata de minimalismo, menos é mais.

Quais são as vantagens de um quarto minimalista?

Como mencionamos no começo deste post, um ambiente desorganizado pode causar danos à saúde. Pesquisadores americanos descobriram que pessoas que vivem em lares bagunçados apresentam altos níveis do hormônio cortisol, que está associado ao aumento da ansiedade, doenças cardíacas e outras condições prejudiciais ao nosso bem-estar.

Investir em uma decoração mais simples pode trazer ganhos para a saúde, mas também pode simplificar nossa rotina diária. Aposte num minimalismo aconchegante, que misture conforto e funcionalidade e exija menos esforço na hora da arrumação, e não se esqueça de respeitar o seu ritmo e curtir o quarto minimalista e acolhedor que você criou. Seu corpo e sua mente agradecem. 

Agora que você já conhece as vantagens de uma decoração mais simples, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e acompanhar mais dicas para um estilo de vida minimalista!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This