Roupas clássicas: quais garantem os melhores looks?

roupas clássicas

Você já deve ter ouvido falar em roupas clássicas: essa é uma expressão muito comum no mundo da moda. Mas você sabe exatamente o que isso significa? Sabe quais são as peças consideradas clássicas e quais são as vantagens de tê-las no seu armário? E mais: você sabe o que as roupas clássicas têm a ver com o consumo consciente

Se continuar lendo este texto, você encontrará as respostas para essas perguntas. Então, não deixe de conferir o nosso post e ainda descobrir quais roupas clássicas garantem os melhores looks. Continue a leitura e confira!

O que são roupas clássicas?

Novos produtos são lançados a cada temporada para sumirem rapidamente e darem lugar a outros — é assim que gira o círculo da moda. É muito divertido acompanhar essas novidades, mas, por outro lado, é fácil cair na tentação de adquirir peças que nem combinam com seu estilo, vão ser usadas poucas vezes e logo estarão encalhadas no guarda-roupa. E aí, se identificou?

As roupas clássicas, ao contrário, são aquelas que atravessam várias décadas sem nunca perder o seu valor estético — independentemente de quais são as tendências da vez. Elas também podem, por isso, ser chamadas de “atemporais”. Além disso, peças clássicas são consideradas básicas e essenciais por se adaptarem facilmente a todas as estações, ocasiões e a pessoas de qualquer idade, gosto ou estilo.

Por que é vantajoso investir nesse tipo de peça?

Se você investir em peças clássicas de qualidade, pode ter certeza de que raramente terá aquela sensação incômoda de não ter o que vestir. Isso porque essas roupas são os itens coringa do armário, ou seja, possibilitam um grande número de combinações e são a base sobre a qual você pode montar qualquer tipo de look — seja qual for o estilo, a ocasião e o clima.

Investir em peças clássicas também é uma forma mais consciente de lidar com a moda. Afinal, elas têm uma vida útil maior e podem ser aproveitadas de várias formas diferentes, basta usar a criatividade. E o melhor: essa ideia vai exatamente na contramão do consumo exagerado de itens que serão rapidamente descartados. Curtiu?

Quais são os melhores exemplos de peças clássicas?

Selecionamos alguns exemplos desse tipo de peça para você se inspirar. Na verdade, é bem provável que você já tenha uma ou mais delas no seu guarda-roupa. Veja quais são!

Camisa branca

A camisa branca de botões e manga comprida é um dos maiores clássicos da moda. Essa peça já se transformou muito ao longo dos séculos, mas foi a estilista Coco Chanel que a incluiu definitivamente no dia a dia das mulheres. Até hoje, a simplicidade e versatilidade da camisa branca a tornam um grande sucesso em várias partes do mundo.

Existem modelos em diferentes tecidos, dos mais leves aos mais estruturados, mas todos eles podem ser utilizados em produções muito variadas: a camisa pode ganhar um ar sóbrio, para o trabalho; casual, para o dia a dia ou despojado e sensual para sair à noite. Só depende das outras peças, sapatos e acessórios com os quais você vai combiná-la.

Camiseta básica

A camiseta básica, geralmente de algodão e com mangas curtas que conferem a ela a aparência de T (por isso o nome “t-shirt”) também é outro item chave em qualquer guarda-roupa. Inicialmente, era usada apenas como roupa de baixo. Depois de ser adotada pelos jovens, na década de 50, foi sendo incorporada ao longo dos anos por pessoas de todas as classes, gêneros e idades.

Existem camisetas de todas as cores e com diferentes tipos de estampas, e as maneiras de incorporá-las aos looks são praticamente infinitas. Além das possibilidades de combinações com várias roupas, você também pode usá-las com as mangas dobradas ou customizá-las — com diferentes recortes e aplicações, por exemplo.

Calça jeans

É muito provável que todo mundo tenha pelo menos uma calça jeans no armário. Afinal, quer peça mais versátil do que essa? E a história dela é bem antiga: surgiu na França, no século XVIII, e foi parar nos Estados Unidos só no século seguinte, fabricada por Oscar Levi-Strauss. Mas ela só se popularizou mesmo quando os jovens a adotaram, nos anos 30, e desde então tem passado por várias repaginações.

Nem precisamos dizer de quais formas você pode usá-la, certo? A nossa dica, aqui, é que você prefira os modelos de qualidade, que combinam melhor com o seu estilo (afinal, são muitas opções: flare, skinny, reta, cintura alta e capri são apenas alguns exemplos) e que tenham um bom caimento no seu corpo.

Saia

A saia é um item de vestuário de modelagem simples, muito utilizado desde a antiguidade. Ao longo dos séculos, ela surgiu em infinitas variações de comprimento, tecido, formato e volume, entre outras características — sempre de acordo com transformações comportamentais de cada época. A saia midi, por exemplo, foi muito usada nos anos 20 e ainda faz o maior sucesso.

As saias, no geral, valorizam muito as curvas do corpo e aparecem em looks muito variados. As opções de modelos são tantas que é praticamente impossível você não gostar de alguma. A dica, portanto, é escolher peças que proporcionem conforto e possibilitem um bom número de combinações com o que você já tem no guarda-roupa.

Vestido preto

O vestido preto da bonequinha de luxo, personagem de Audrey Hepburn no filme de 1961, foi um dos responsáveis por difundir ainda mais essa peça de vestuário como um item essencial do armário feminino. Ele se tornou, então, um símbolo do quanto uma peça simples pode ser, ao mesmo tempo, sofisticada e elegante.

Se você tem um vestido preto de qualidade, em modelagem simples e sem muitos detalhes, já deve saber o quanto esse é um item versátil. Você pode ir com ele para praticamente qualquer lugar, em qualquer tipo de ocasião — basta escolher os acessórios e os sapatos certos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre roupas clássicas, que tal avaliar o seu guarda-roupas? Você pode acabar descobrindo que aquela sensação de não ter o que vestir tem a ver com a falta de alguns desses itens básicos. Com eles, será muito mais fácil fazer combinações com tudo o que você já tem — e de quebra você pratica o consumo consciente e sustentável.

Por falar nisso, você sabia que algumas empresas fabricam roupas e calçados sem utilizar produtos de origem animal? Entre em contato com a Urban Flowers e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This