6 motivos para usar sacolas ecológicas na sua rotina

Sacola ecológica: 6 motivos para adota-la na sua rotina

O mundo está passando por um momento muito agitado e são tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo que, às vezes, nos sentimos incapazes de fazer tudo o que é preciso. Mas algumas transformações começam nas pequenas escolhas de cada indivíduo e, somadas, vão deixando o planeta um pouco melhor para todos. Uma atitude simples que você pode tomar no seu dia a dia para fazer parte de um movimento maior pelo bem geral é começar a usar uma sacola ecológica.

As sacolinhas plásticas que são oferecidas para todos os tipos de compras estão tão enraizadas no nosso modo de vida atual que sentimos que elas estiveram sempre presentes e são a melhor opção para carregar objetos. Porém, elas só passaram a fazer parte da rotina na década de 1970 e, em pouco tempo, essa novidade se espalhou por todo o mundo. Hoje, elas são consumidas e descartadas em quantidades assustadoras e se tornaram um sério problema ambiental.

Antes disso, era comum levar a sua própria sacola para fazer compras e o comércio funcionava muito bem assim. Por isso, está na hora de enfrentar esse problema e aprender com o passado, resgatando os bons hábitos que os seus avós praticavam regularmente. Confira a seguir seis boas razões para começar já a usar uma ecobag.

1. Substitui as sacolas plásticas

O principal motivo para utilizar uma sacola ecológica na sua rotina, seja para fazer compras ou transportar qualquer tipo de material, é que se trata de uma alternativa ao uso de sacolas plásticas.

A maior parte dos sacos plásticos produzidos no mundo atualmente tem como matéria-prima o petróleo, um recurso natural não renovável. O grande problema não é uma ou duas sacolas que você aceita de vez em quando, mas sim o enorme volume desse recurso utilizado diariamente ao redor do planeta. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas no Brasil são distribuídas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas a cada hora.

Estima-se que o plástico deve levar mais de 400 anos para se decompor quando deixado na natureza. Quando não vão para os aterros sanitários, os sacos feitos desse material podem ir parar nos oceanos, onde poluirão a água com seus componentes químicos e ser ingeridos por animais marítimos, prejudicando todo o equilíbrio da vida nos mares.

Por isso, é preciso levar a sério a necessidade de reduzir a produção e o descarte dessas sacolas. Usar um produto retornável de vida longa é a melhor forma de enfrentar esse problema e mudar os nossos hábitos.

2. É resistente

Todo mundo já passou, algum dia, pela situação desagradável de ver a sacola plástica rasgar no meio do trajeto e ter que improvisar uma forma de carregar as suas compras até em casa. Quando o conteúdo é formado por diversos itens pequenos, o fim da história pode ser desastroso.

Com as ecobags isso raramente acontece. Elas são feitas para serem usadas por um longo período, por isso, têm capacidade de transportar mais peso e resistem ao tempo. As sacolas retornáveis podem ser usadas, lavadas e reaproveitadas por meses e você não corre o risco de ver os ingredientes do seu jantar espalhados pela rua.

3. É prática

Além de ser mais resistente, a sacola ecológica normalmente é maior que a de plástico disponível nos comércios. Por isso, ela pode transportar muito mais itens de uma vez, tornando aquela comprinha da semana mais fácil. Ao sair do mercado, você pode estar com apenas uma ecobag bem acomodada no ombro em vez de fazer malabarismo para carregar três sacolinhas nas mãos e, ao mesmo tempo, atender o telefone e abrir a porta de casa.

Ao longo do dia, enquanto você não estiver precisando da sacola, pode mantê-la bem dobrada dentro da bolsa ou mochila. Quando feita de um bom material, ela é leve e fica bem compacta quando guardada.

4. Pode combinar com o seu estilo

As sacolas ecológicas já podem ser encontradas à venda em muitas marcas pequenas, que produzem localmente e de forma artesanal, mais um ponto para elas! Elas são feitas de materiais variados, como tecidos de algodão ou poliéster, ou materiais sintéticos como plásticos resistentes, mas procure sempre priorizar as que são feitas de fibras naturais, como o algodão orgânico, já que os tecidos de poliéster liberam milhões de microplásticos a cada lavagem na máquina. 

5. Transmite uma mensagem

Quando você utiliza uma ecobag, está passando uma mensagem para as pessoas ao seu redor. A sua atitude ajuda a lembrar a todos em volta que essa é uma opção válida e bastante prática para a nossa rotina, além de normalizar esse comportamento. Quanto mais pessoas portarem as suas próprias sacolas, mais inspiradas as outras ficarão a participar desse movimento.

Muitas organizações não governamentais e instituições que trabalham por um mundo melhor têm ecobags associadas a causas sociais, políticas ou ambientais e imprimem o seu recado nelas. Quando você leva essas sacolas pela cidade, está carregando com você um pouco daquilo que acredita ser importante e ajuda a divulgar um trabalho de valor. Além disso, ao comprar esses produtos, está destinando verba para o trabalho dessas associações.

6. É versátil

Por todas as qualidades que mencionamos — serem resistentes, estarem disponíveis em tamanhos variados e em tecidos e estampas diversos — essas sacolas, além de ecológicas, tornam-se extremamente versáteis.

Quando você tem uma ecobag bonita e de bom material, você pode usá-la para várias finalidades. Ela pode servir para carregar com estilo e segurança qualquer tipo de objeto — incluindo livros e cadernos, que costumam ser pesados e precisam de uma sacola firme, ou aquela garrafa de vinho que você quer levar para um jantar especial com amigos.

Como pôde ver, não faltam bons motivos para ter uma sacola ecológica sempre com você, aonde quer que vá. Só é preciso escolher a que mais combina com a sua rotina, o seu gosto pessoal ou a que espalhe a mensagem de uma causa em que você acredita.

Quer ajudar a divulgar essa ideia para mais pessoas? Compartilhe este artigo nas suas páginas nas redes sociais e convide os seus amigos a abraçar essa ideia e adotar o uso da ecobag daqui para frente!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This