Saiba como apoiar os direitos dos animais no seu dia a dia

 

Olá, galera! Não é preciso muito esforço para lembrar o quanto amamos os animais. Contudo, ainda é comum nos depararmos com cenas que evidenciam maus-tratos a eles — isso sem falar na destruição que causamos na natureza. Assim, cada vez mais o conceito de direito dos animais vem ganhando importância.

Mas você sabe como apoiá-los? O que de fato fazer? Então, acompanhe esse post que vai mostrar maneiras de colaborar, além de explicar quais são esses direitos!

Quais são os direitos dos animais?

A maioria das legislações pelo mundo não preveem os direitos dos animais assim como fazem com os direitos humanos. Apesar disso, geralmente existem leis que punam casos de crueldade e, desde 1978, há uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Mas essa ausência vem sendo questionada. Percebeu-se que humanos e animais de qualquer outra espécie têm necessidades e interesses básicos similares, como a manutenção da vida, da sua integridade física e da sua liberdade. Por isso, respeitar os animais significa respeitar seres tão sensíveis quanto nós.

Como apoiá-los no dia a dia?

Se você compreende a importância dos direitos dos animais e desde já quer apoiar a causa, listamos dicas que podem fazer parte do cotidiano de qualquer um. Confira:

Conheça e ajude projetos de proteção animal

Felizmente, existem instituições que promovem a proteção dos direitos dos animais. Alguns projetos direcionam esforços para os animais domésticos, fornecendo comida e cuidados veterinários, enquanto outros têm como enfoque animais selvagens.

Seja qual for o propósito, procure conhecer essas instituições e ajudá-las de alguma forma. É comum que aceitem doações de suprimentos, como ração, medicamentos, jornais, produtos de higiene ou mesmo colaborações em dinheiro. Mas se a grana estiver curta, procure por locais que precisem de voluntários e dedique algumas horas da sua semana para o bem-estar dos animais.

Adote ou apadrinhe animais

Se o seu sonho é ter um cão ou um gatinho, adote! Existem animais adoráveis abandonados vivendo em abrigos, somente à espera de alguém para compartilhar momentos de alegria. Porém, tome os cuidados necessários, principalmente para evitar filhotes indesejados e novos abandonos.

Caso você não tenha espaço ou tempo, cogite a possibilidade de apadrinhar um animal. Alguns projetos arrecadam fundos por meio dessa prática, em que o voluntário colabora financeiramente com os custos da criação do animal sem precisar levá-lo para sua casa.

Consuma com responsabilidade

Uma maneira de colaborar com todos os animais, não apenas os domésticos, é mudando os hábitos de consumo e evitando produtos de origem animal. Normalmente, o enfoque fica na alimentação, mas existem cosméticos e itens de vestuário que também exploram os animais e podem ser substituídos.

Se em um primeiro momento for difícil excluir completamente esses alimentos e objetos, faça isso progressivamente. Comece cortando-os em apenas um dia da semana, por exemplo. Aos poucos, é possível ir progredindo.

Cuide do meio ambiente

Outra forma de colaborar é cuidar do meio ambiente, principalmente evitando o descarte do lixo e a utilização de determinados materiais, como plásticos e canudos, que demoram centenas de anos para se decompor e, quando vão parar em mares e oceanos, colocam em risco a fauna marinha. Segundo um estudo publicado esse ano, existe uma Grande Mancha de Lixo no Oceano Pacífico, que conta com uma área de 1,6 milhão de metros quadrados de detritos e 79 mil toneladas de plástico, isso equivale a duas vezes a área da França.

Dê preferência para sacolas de papel ou retornáveis e adote um canudo de material reutilizável, como alumínio, madeira ou aço, ou simplesmente dispense o uso desse utensílio.

Denuncie

Além de adotar as atitudes mencionadas acima, é fundamental não hesitar ao presenciar uma situação de violação dos direitos dos animais e fazer a denúncia. Viu alguém maltratando animais? Acione as autoridades competentes. Para crimes em flagrante, a polícia deve ser chamada. Nas demais situações, o IBAMA e o Ministério Público podem ajudar.

Com mais pessoas tomando essas atitudes em prol do direito dos animais, o mundo certamente será um local mais agradável para eles.

Quer entender melhor os motivos pelos quais você não deveria utilizar produtos de origem animal? Veja neste post!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This