Saiba como substituir o leite na sua alimentação

Oi, pessoal! Ainda que se propague que o leite seja uma boa fonte de cálcio, isso desconsidera alguns aspectos. O cálcio fornecido por esse alimento de origem animal não é tão bem absorvido pelo corpo humano quanto o mesmo nutriente proveniente de fontes vegetais.

Nem mesmo a história de que o consumo de leite diminuiria o risco de fraturas é verdade: um estudo feito por uma universidade sueca mostrou que a ingestão de leite não reduz o risco de fraturas, podendo inclusive aumentá-lo.

Além disso, algumas pessoas, por opção ou restrições alimentares, não podem consumi-lo. Mas o que fazer então para ingerir a quantidade necessária de cálcio, tão importante para a saúde dos dentes e ossos?

Calma, não é preciso se preocupar! Outros alimentos sem origem animal são excelentes fontes de cálcio e demais nutrientes. Se você quer saber como substituir o leite, acompanhe este texto. Boa leitura!

Por que algumas pessoas precisam substituir o leite?

A substituição do leite em uma dieta é comum quando há intolerância à lactose. Essa condição (que não é uma doença) se caracteriza pela incapacidade do organismo para digerir a lactose, uma espécie de açúcar encontrado no leite. Isso acontece por conta da deficiência na produção da lactase, enzima responsável pela correta digestão do componente.

Não existem tratamentos para a intolerância, embora comprimidos de lactase receitados por um especialista possam ser ingeridos para contornar a situação.

Por outro lado, algumas pessoas optam pela exclusão do leite da dieta como parte de um estilo de vida — o veganismo. O vegano tem como princípio não consumir nada de origem animal, e isso inclui o leite e seus derivados. Essa prática evita o sofrimento de qualquer espécie e propõe uma forma de consumo mais sustentável.

 E como substituir o leite?

Seja por questões de saúde, seja pelo respeito aos animais e a preocupação com o meio ambiente, substituir o leite é possível. Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas alternativas que ajudam a suprir os nutrientes perdidos com a retirada dos laticínios.

Leites vegetais

São diversos os vegetais e sementes que podem ser transformados em leites saborosos e livres de lactose. Entre eles estão a soja, a aveia, as amêndoas, o coco, a castanha, o amendoim, a avelã e a quinoa.

Essas opções podem ser feita em casa, o que garante a total procedência do que está sendo consumido. Os nutrientes fornecidos vão variar de acordo com a matéria-prima escolhida para a produção do leite, mas todas elas costumam ser boas fontes de proteínas e cálcio.

De forma geral, para produzi-los é só bater uma porção do ingrediente com uma quantidade proporcional de água em um liquidificador. Depois basta coar e consumir, de preferência sem açúcar.

Você ainda pode aproveitar os resíduos em outras receitas saudáveis, como hambúrguer vegano, bolos e tortas.

Vegetais verde-escuros

Além de compor um prato colorido e balanceado, os vegetais de coloração verde-escura são boas fontes de cálcio, ferro, fibras e vitaminas. Entre eles estão:

  • couve;

  • rúcula;

  • couve-flor;

  • brócolis;

  • espinafre;

  • agrião;

  • coentro.

A dica é variar entre essas opções e dar preferência ao consumo delas bem lavadas e cruas ou, no máximo, cozidas no vapor.

Amêndoas

As amêndoas são lanches práticos e também uma ótima fonte de cálcio, minerais e gorduras boas. Dê preferência às amêndoas servidas in natura em vez daquelas polvilhadas com sal ou açúcar. O sabor neutro possibilita que elas sejam adicionadas a saladas ou vitaminas sem nenhum problema.

Depois de ver essas dicas de como substituir o leite, não se esqueça de um detalhe: para uma absorção adequada de cálcio, é essencial manter o organismo com um bom nível de vitamina D. Para isso, se exponha ao sol todos os dias, sempre de maneira segura e nos horários adequados: antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. Se você prefere não se expor ao sol, também é possível consultar um médico para pedir suplementação da vitamina D através de um sublingual. 

Agora que você já sabe como substituir o leite de forma saudável, aproveite para curtir nossas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas e novidades sobre direito dos animais, veganismo, meio ambiente e muito mais! Você encontra a Urban Flowers no FacebookInstagramTwitter e Pinterest. Até a próxima!

 

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