Sustentabilidade no dia a dia: como praticar no cotidiano?

Olá, pessoal! Certamente vocês já ouviram falar sobre sustentabilidade ambiental, não é mesmo? Por mais que esse conceito tenha ganhado popularidade nos últimos anos, ele não é novo. O termo foi mencionado pela primeira vez em 1987 em uma convenção da Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, sustentabilidade pode ser compreendida como a habilidade de suprir as nossas necessidades atuais sem prejuízo à existência das futuras gerações, do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Mas, como utilizar o conceito de sustentabilidade no dia a dia? Que atitudes podemos tomar? Confira neste post o que fazer para colaborar de forma efetiva com a questão! Boa leitura.

Economize água e energia elétrica

Por mais que saibamos que a água é um dos nossos bens mais preciosos, às vezes não cuidamos dela adequadamente. Para evitar que isso aconteça, fique atento à duração do banho, feche as torneiras enquanto escova os dentes ou lava a louça e não utilize a mangueira para limpar a calçada. Se possível, faça a coleta da chuva e reaproveite a água que sai da máquina de lavar para a limpeza de áreas externas.

A economia precisa se estender também para a energia elétrica, já que a produção dela afeta a natureza. Desligue eletrodomésticos que não estão sendo utilizados, aproveite a luz solar ao máximo para iluminar os ambientes e use lâmpadas que gastam menos, como as fluorescentes e as de LED.

Compre de produtores locais

O transporte de mercadorias representa a queima de combustíveis que poluem o meio ambiente. Por isso, dê prioridade aos produtores locais. Se possível, opte por produtos orgânicos. Além da vantagem das distâncias mais curtas, produtores menores geralmente adotam mais cuidados ambientais e sociais, o que impacta positivamente a natureza.

Reduza, reutilize e recicle

Adote esses 3 Rs para lidar com o lixo produzido: reduzir, reutilizar e reciclar. Para reduzir a quantidade do que vai ser jogado fora, diminua o consumo de embalagens, sacolas plásticas, copos e guardanapos descartáveis.

Depois, atente para reutilizar aquilo que está em bom estado. Potes de vidro e sacolas de tecidos podem ser aproveitadas para armazenar e transportar outros produtos. Já as roupas podem ser customizadas para dar origem a uma nova peça. Elas podem, ainda, ser doadas para quem precisa.

Por fim, quando não der para reduzir ou reutilizar, é possível recorrer à reciclagem. Esse processo permite que o material sem utilidade origine matérias-primas para a produção de novos produtos. Isso pode ser feito principalmente com latas de alumínio, papel, papelão e plástico.

Consuma menos carne e produtos de origem animal

A criação de animais para o consumo humano, seja na alimentação, em cosméticos ou em peças de vestuário, traz sérias consequências para a natureza. O impacto é gerado pelas áreas verdes desmatadas, os gases de efeito estufa que são liberados e o excesso de água e de energia elétrica consumidas durante todo o processo de produção dos produtos de origem animal.

Ou seja, eliminar ou mesmo diminuir o consumo desses itens ajuda muito. Se for difícil mudar os hábitos radicalmente, comece com pequenas alterações. Um exemplo disso é o projeto “Segunda sem carne“, que incentiva as pessoas a cortar esse alimento do cardápio pelo menos no primeiro dia da semana.

Viu só? Aplicar a sustentabilidade no dia a dia não é nada difícil. E, com um pouco de paciência, essas dicas farão parte da sua vida sem você perceber. Assim, o meio ambiente e as futuras gerações agradecerão!

Quer conferir outras informações incríveis sobre o tema? Então não perca mais tempo e curta a página da Urban Flowers no Facebook!

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This