Teoria da sustentabilidade: como aplicá-la na prática

teoria da sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade são assuntos cada vez mais falados, seja nas nossas conversas do dia a dia, seja na imprensa, seja nas redes sociais. E isso é ótimo! Afinal, diante da situação do planeta, quanto mais pessoas conversando sobre a necessidade de preservá-lo, melhor. 

No entanto, no que se baseia a teoria da sustentabilidade? E como transformar esse conceito em ações, colocando-a em prática? O objetivo deste texto é responder a essas questões. Boa leitura!

O que é a teoria da sustentabilidade?

De forma geral, o termo sustentabilidade descreve a qualidade de algo que pode ser mantido ao longo do tempo. Com esse sentido em mente, a teoria da sustentabilidade presume que a humanidade deve ser capaz de promover o desenvolvimento socioeconômico das gerações atuais, sem comprometer a natureza, seus ecossistemas e a subsistência dos que virão.

A primeira vez que o termo sustentabilidade apareceu nas discussões sobre a preservação ambiental foi em 1987, em um documento chamado “Nosso Futuro Comum”, redigido pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU). O texto do relatório foi resultado de vários debates, que tiveram início ainda nos anos 70.

No entanto, somente a partir dos anos 90, principalmente com a realização da conferência ECO-92, sediada no Rio de Janeiro, que o termo ganhou destaque amplo. Desde então, além do aumento da popularidade, a teoria da sustentabilidade foi divida em alguns pilares, conforme listado a seguir:

  • ambiental, manutenção dos ecossistemas, garantindo a biodiversidade;

  • econômica, que estimula a exploração sustentável dos recursos naturais e substituição por alternativas renováveis;

  • social, paralelamente à preservação ambiental, o incentivo ao desenvolvimento daqueles menos favorecidos, por meio de condições de trabalho justas e humanas.

Como colocá-la em prática?

Tão importante quanto conhecer como a teoria da sustentabilidade foi concebida e é definida, é saber como aplicá-la nas suas ações do dia a dia. Por isso, veja algumas formas de incorporar práticas sustentáveis a sua rotina.

Recicle seu lixo

Separe todo o lixo produzido em sua casa para que ele possa ser encaminhado à coleta seletiva e, posteriormente, reciclado. Tal cuidado reduz a chance dos resíduos pararem em locais inadequados, poluindo a natureza, além de diminuir a necessidade da exploração de novas matérias-primas.

O mesmo cuidado pode ser estendido aos rejeitos orgânicos. É possível transformá-los em adubo por meio de uma composteira, que pode ser feita em casa ou instalada em condomínios, por exemplo.

Adote o veganismo 

O veganismo é uma das melhores formas para colocar a sustentabilidade em prática. Esse estilo de vida, marcado pela dispensa de qualquer alimento ou produto oriundo do sofrimento animal, poupa o impacto à natureza causado pela criação desses animais, como a devastação de áreas verdes e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Consuma produtos de empresas responsáveis

Outra forma de aplicar a teoria da sustentabilidade na sua rotina é escolhendo empresas que sigam esses princípios ao longo de todo o seu processo de produção. E isso envolve não apenas os cuidados ambientais, mas também as preocupações sociais, como a manutenção das condições de trabalho para os empregados e a boa relação com a sociedade.

A teoria da sustentabilidade passa por compreender que todas as ações no presente impactarão no futuro das próximas gerações. Assim, a ideia é que a sociedade precisa tomar os cuidados necessários para que esses impactos não comprometam o equilíbrio do planeta e de todas as formas de vida que residem nele.

Quer mostrar para outras pessoas por que a preservação do meio ambiente é importante? Então saiba como desenvolver a consciência ambiental!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This