Tipos de tênis: conheça os principais

 

Quando foi criado, em 1860, o tênis era um sapato de couro com cadarços e solado de borracha. O couro foi substituído por tecidos e, em 1920, foi desenvolvido o primeiro modelo para corrida.

Nos anos 50, ele tornou-se símbolo da juventude rebelde e, na década de 80, saiu das academias para ganhar popularidade nas ruas. O fato é que, desde sua origem, ele passou por várias transformações que culminaram na enorme variedade de tipos de tênis que existe hoje.

Esse calçado é praticamente um sinônimo de conforto e praticidade. Além disso, alguns deles são muito versáteis, já que combinam com diferentes estilos de roupas e podem ser usados em várias ocasiões.

Quer saber mais sobre os principais modelos de tênis e suas formas de uso? Vem com a gente!

Saiba quais são os principais tipos de tênis

A variedade de modelos disponível hoje em dia pode até deixar os consumidores confusos na hora das compras. Existem muitas diferenças na altura, tipo de solado, material, cores e acabamentos, por exemplo — e o fato é que as características de cada tênis têm a ver com os objetivos para os quais eles foram fabricados.

Continue lendo para conhecer os principais tipos de tênis e seus usos.

Tênis para esportes

Cada atividade exige um tipo de tênis com características próprias. Isso porque os modelos são desenvolvidos para melhorar a performance e prevenir lesões, e precisam se adaptar às diferentes demandas físicas de cada modalidade esportiva.

No atletismo, por exemplo, os modelos usados são mais baixos e têm uma sola com estrutura aderente, especialmente na parte anterior. Já o tênis usado pelos jogadores de basquete tem o cano alto para proporcionar estabilidade ao tornozelo durante os saltos. No vôlei, os calçados têm bons amortecedores, especialmente na região frontal.

Os modelos preferidos dos skatistas têm solado mais largo e forte para aderir bem à prancha, enquanto o tênis do futebol — a conhecida chuteira — tem características diferentes de acordo com o tipo de terreno. Legal, né?

Tênis para trekking

O trekking — que é a caminhada em trilhas naturais — exige um calçado que proporcione segurança e tranquilidade para evitar derrapadas e quedas, aguentar horas de caminhada e lidar com a umidade do solo e as chuvas, por exemplo.

Por isso, os tênis para essa atividade têm o solado mais duro, que amortece as irregularidades do solo, além de uma estrutura que garante a aderência ao terreno. Podem ser mais altos ou mais baixos, são bastante confortáveis e fabricados com material impermeável.

Tênis de corrida

Os tênis de corrida são bem conhecidos, e é provável que você tenha pelo menos um par. Os modelos mais tradicionais têm um bom sistema de amortecimento e ventilação e um solado espesso. São leves, confortáveis, macios e proporcionam uma sensação de segurança para o corredor.

Existem as versões minimalistas, que têm uma estrutura menos elaborada e um menor sistema de amortecimento. Por deixarem os pés mais próximos do chão, proporcionam uma corrida mais natural, que exige mais esforço nos pés e panturrilhas.

Tênis casual

O tênis casual une o conforto dos calçados esportivos ao estilo dos sapatos tradicionais. Ele é mais baixo, reto em sua extensão e não tem sistemas de amortecimento.

Esse não é um modelo indicado para atividades físicas, mas, por outro lado, pode ser usado em praticamente qualquer ocasião — menos as super formais, é claro — e combinado com quase todas as peças do seu guarda-roupa (calças, shorts, bermudas, vestidos, saias, ou macaquinhos, por exemplo).

Os tênis casuais, que existem nos mais variados estilos, cores, materiais e acabamentos, garantem um toque despojado, urbano e original a qualquer visual. Além disso, são práticos e podem ser usados em qualquer estação.

Descubra como escolher o seu tênis casual 

Você gosta do conforto e do estilo dos tênis casuais? Quer saber como escolher os modelos ideais para você? Confira nossas dicas e inspire-se para usá-los do trabalho à balada!

Considere as cores e estampas

Tênis casuais em cores neutras — como preto, marrom e branco — são considerados os mais versáteis porque combinam perfeitamente com roupas de todas as cores e estampas, e transitam bem entre os looks mais despojados e os mais arrumadinhos. Além disso, se você prefere não chamar muita atenção para os pés, esses são os modelos ideais.

Existem também as versões coloridas, em tons mais vivos ou mais sóbrios. Esses funcionam super bem contrastando com roupas básicas e neutras, tornando-se o ponto de destaque do visual. Mas também podem ser combinados, sem medo, com peças coloridas e estampadas — basta aprender alguns truques de harmonização de cores.

Os modelos estampados são incríveis e podem trazer um ar divertido, romântico (com florais) ou descolado (estampa militar, por exemplo). São ótimos para finalizar os looks de maneira mais descontraída.

Leve em conta o material e a qualidade

Ao comprar um tênis casual (ou qualquer outro produto) é importante verificar a qualidade do material e do acabamento. Assim, você garante que está adquirindo um item realmente bonito e durável.

Além disso, se você preza por um consumo consciente e sustentável, é interessante verificar se a marca utiliza materiais de origem animal na fabricação dos seus calçados. Afinal, além da questão da exploração animal, o uso desse tipo de matéria-prima traz diversos problemas ao meio ambiente.

A Urban Flowers, por exemplo, é uma marca que garante a qualidade de seus calçados, que são fabricados de maneira artesanal e sem produtos de origem animal. E o melhor: são todos lindos e confortáveis!

Neste artigo, contamos um pouquinho da história desse que é o conforto em forma de calçado e apresentamos as características dos principais tipos de tênis — esportivos e casuais —, mostrando que cada versão é adequada a funções específicas. E, agora que você já sabe que o tênis casual vai bem com qualquer roupa e ocasião, é só encontrar seus modelos preferidos e inclui-los em seus looks.

Se você quer que seus tênis sejam bonitos, duráveis e livres de sofrimento animal, entre em contato com a gente e conheça o nosso trabalho!

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This