Você sabe o que são hortas urbanas e como fazer uma?

 

Olá, pessoal! Todos sabemos como frutas, verduras e legumes são importantes para uma alimentação balanceada. Ainda que seja possível comprar alimentos com procedência garantida, nada se compara a cultivarmos com nossas próprias mãos o que vamos colocar no prato. Nesse cenário, entram as hortas urbanas.

O desejo de cultivar a própria comida pode esbarrar na falta de espaço, principalmente nas grandes cidades, onde cada vezes mais pessoas moram em apartamentos. Contudo, há alternativas. Para saber o que são hortas urbanas e como usufruir delas, continue a leitura deste texto!

O que são hortas urbanas?

Hortas urbanas são pequenos espaços localizados nas cidades destinados ao cultivo de frutas, legumes, verduras e condimentos. É comum que sacadas e terraços sejam os espaços mais comuns para a implementação desse tipo de cultivo.

Quais são os benefícios de uma horta urbana?

Os benefícios gerados por uma horta urbana podem ser contabilizados sob diversos aspectos: economiameio ambiente e saúde.

Ainda que seja feita em um espaço bastante reduzido, é possível economizar o dinheiro que seria gasto com a compra de algumas hortaliças e condimentos, por exemplo. Isso também resulta em uma economia de tempo, já que os vegetais mais utilizados estarão sempre à mão.

Além disso, ao cultivar os próprios alimentos você terá total controle sob a procedência deles, evitando a ingestão de agrotóxicos, que colocam sua saúde em risco e ainda prejudicam o meio ambiente.

Como fazer uma horta urbana?

Certo, você curtiu o conceito de horta urbana e está animado para ter a sua própria, mas sabe por onde começar? Listamos um passo a passo básico para ver sua plantação florescer com sucesso.

Arrume um espaço

Avalie os espaços disponíveis para a sua horta. Facilita se você tiver um pedaço de terra livre, mas nada impede que o cultivo seja feito em vasos e suportes, que podem ser instalados até mesmo em sacadas. Quem mora em condomínios pode consultar o síndico e os demais moradores sobre a possibilidade da utilização de áreas comuns que estejam sem uso.

As únicas condições para instalar uma horta urbana são a existência de uma fonte de água próxima e uma boa incidência de luz solar.

Pense no solo

O solo precisa ter a fertilidade necessária para que os vegetais se desenvolvam de forma adequada. Para enriquecê-lo, opte por adubos orgânicos.

Escolha os suportes

Se não for possível plantar diretamente no solo, será preciso escolher vasos ou suportes de tamanhos adequados. Há opções que otimizam o espaço disponível, permitindo a disposição até mesmo em paredes, de forma verticalizada.

Hortas em vasos e suportes devem ter atenção com o acúmulo de água, que prejudica a planta. Esse problema é contornado com o emprego de argila ou pedrinhas.

Decida as variedades

Não se prenda a poucos tipos de vegetais: quanto maior for a riqueza, mais chances de a sua horta crescer saudável. Assim, combine hortaliças, condimentos e raízes. Além disso, é importante rotacionar o cultivo, já que o solo sofre desgaste com a repetição das mesmas plantas.

Agora que você sabe o que são hortas urbanas, que tal colocar a mão na massa (ou melhor, na terra) e aproveitar todos os benefícios de cultivar seus próprios alimentos?

Você já pensou em fazer uma horta em casa? Deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua experiência!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This