Você sabe qual a diferença entre vegano e vegetariano?

Você sabe a diferença entre vegano e vegetariano? De cara, a gente já quer responder que um tem uma alimentação mais restrita — não come nada que tenha origem animal, no caso dos veganos, principalmente — e o outro tem alimentação menos restrita. Mas não é bem assim!

Ambos podem ter preocupação com os animais e/ou questões relacionadas à intolerância a determinados alimentos. Mas, no caso do vegano, as mudanças são mais profundas e têm relação com a ética no modo como tratamos os animais como se fossem produtos.

Vem saber mais sobre essas 2 formas de consumo e conhecer os tipos de dietas vegetarianas que existem!

Diferença entre vegano e vegetariano

Pra começar, existem vários tipos de vegetarianos. A pessoa vegetariana decide adotar esse tipo de dieta por motivos diversos, mas, em geral, são relacionados principalmente à causa animal e algumas vezes tem relação com a saúde, como alergias e intolerâncias.  

Isso não significa, é claro, que o vegetariano não evite comer carne por questões ambientais. É comum que essa tomada de consciência com o meio ambiente venha junto com uma alimentação sem origem animal. No entanto, não é uma regra. 

Já o veganismo é uma filosofia de vida relacionada com a libertação animal. O vegano acredita que nenhum animal deve ser tratado como mercadoria ou como propriedade, pois eles podem ser livres para viver a própria vida. Por isso, boicota qualquer forma de consumo animal, como a carne, mas também as roupas feitas de couro, lã e seda, os ovos, mel, leites, derivados e empresas que realizam testes em animais ou patrocinam rodeio, vaquejada, hipismo etc.

Principais dietas vegetarianas

A gente comentou que há vários tipos de dietas vegetarianas, certo? E você deve estar se perguntando: quais?

Bem, a dieta lactovegetariana é a que inclui leite. Nesse caso, não há consumo de carne e nem de ovos, mas o adepto dessa dieta continua se alimentando de leite. Em geral, quando se começa a transição para uma alimentação vegetariana, essa dieta é a mais indicada como primeiro passo.

O ovovegetariano consome ovos, mas não o leite e nem a carne. Ele pode trocar o leite por suas versões vegetais, como o leite de soja e o de amêndoas, e a carne pela proteína de soja. 

Quando não se consome carne na dieta, porém ainda mantêm o leite e o ovo, chamamos de ovolactovegetariano. Esse é um dos primeiros passos para a transição ao veganismo.

Há, ainda, o vegetariano que não consome carne, nem leite, ovos e mel. Trata-se do vegetariano estrito.

Benefícios do veganismo

O veganismo se baseia em questões éticas e ideológicas sobre a exploração dos animais. Como dissemos, o vegano não considera que os animais possam ser tratados como mercadoria, como comida, roupa e nem como forma de entretenimento para os humanos — como acontece nos circos e nos zoológicos.

Mas, além disso, o veganismo pode trazer benefícios para a sua saúde e trazer informações importantes sobre o que você consome. 

Por exemplo, o vegano, quando adota esse estilo de vida, tem maior controle sobre a pressão arterial e sobre o colesterol, já que ele não vai se alimentar de gorduras ruins. Além disso, há relação direta entre o veganismo e o baixo risco de câncer, pois a alimentação é rica em nutrientes provenientes de vegetais e não em gorduras saturadas.

Sem contar que, eliminando as fontes de origem animal, você passa a:

  • observar melhor a própria alimentação;
  • reconhecer os nutrientes de que precisa para substituir a carne;
  • entender melhor o funcionamento do seu organismo;
  • ter mais consciência do que come e do que compra.
  • ter mais compaixão pela vida dos animais
  • passa a ter mais noção do impacto ambiental que geramos através das escolhas que fazemos 

Viu só? A diferença entre vegano e vegetariano vai muito além da alimentação, embora ela seja uma das primeiras mudanças que as pessoas começam a fazer, ao adotar esse estilo de vida. 

Continue acompanhando nossas publicações e saiba mais sobre esse universo. Siga nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Fechar Menu
Share This